clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/01/2009 07h52min

Exportadores endividados vão receber US$ 20 bilhões do governo

BC prepara ajuda para empresas com dívidas no Exterior

Antes do conjunto de medidas que o governo prepara ainda para este mês, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, adiantou nessa quarta, dia 14, em Nova York, uma nova ajuda para as exportadoras brasileiras com dívidas em dólar. Serão US$ 20 bilhões em crédito para suprir as necessidades de empresas que ficaram em dificuldades com a alta do câmbio.

Em reunião da Câmara Brasileira-Americana de Comércio, Meirelles disse que o novo programa estará disponível ainda este mês e deve ser mantido até o final do ano. O objetivo é garantir volume suficiente de recursos para que os bancos possam dar crédito às companhias que necessitam.

– Todas as empresas brasileiras com empréstimos vencendo no Exterior vão ter também acesso aos recursos das reservas que serão aplicadas em bancos que emprestarem exclusivamente para essas empresas – antecipou Meirelles.

Companhias que tinham ACCs são as principais favorecidas

Segundo o presidente do BC, o compromisso do governo brasileiro é de recuperar o crédito internacional que encolheu para todos os países, inclusive o Brasil, para preservar a economia brasileira desse efeito importante da crise global. O anúncio, divulgado no Brasil pela emissora britânica BBC, foi confirmado por Meirelles, por telefone, para alguns dirigentes empresariais brasileiros, entre eles o presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e das Indústrias de Base (Abdib). Conforme Godoy, a medida foi discutida por empresários que se reuniram, na semana passada, com Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

– O principal objetivo dessa nova liberação é permitir que as empresas que tinham ACCs (Adiantamentos de Contrato de Câmbio) a descoberto resolvam esse descasamento. As posições abertas eram um dos motivos da alta do dólar no mercado interno, porque com a redução de crédito no Exterior essas empresas passaram a competir pelos poucos recursos disponíveis no mercado interno – relatou Godoy.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.