| 08/01/2009 10h07min
Para a safra 2009, a produção esperada de arroz é de 12,2 milhões de toneladas, superior em 0,5% à obtida em 2008. Segundo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta, dia 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (confira notícias relacionadas), este ganho se deve, especialmente, ao Rio Grande do Sul, principal produtor, que mostra um incremento de 2,7% na produção esperada e 2,6% na área.
Mato Grosso, principal Estado produtor de arroz na região Centro-Oeste, apresenta um incremento na área, de 1,4%. Tal fato é decorrente das atuais boas cotações do produto e oportunidades de exportação recentemente verificadas. Além disso, o arroz tem custo de produção inferior ao da soja, conta com variedades produtivas adaptadas ao cultivo de sequeiro e as condições meteorológicas se apresentam favoráveis.
Em Santa Catarina, registram-se perdas de 1,7%, com as chuvas excessivas (com enchentes, alagamentos e desmoronamentos) nas microrregiões de Joinville, Blumenau, Itajaí e Jaraguá do Sul. Esses dados deverão ser revistos nos próximos levantamentos.
IBGEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.