| 06/01/2009 16h04min
A campanha preventiva contra a febre aftosa em rebanhos bovinos e bubalinos foi lançada oficialmente nesta terça, dia 6, no Rio Grande do Sul. A meta do governo do Estado é vacinar 13,1 milhões de animais, superando o índice de imunização de 95,13% alcançado em 2008.
O lançamento desta etapa foi feito em uma propriedade rural no Morro da Borússia, no município de Osório. A primeira etapa estende-se até o próximo dia 30. Ao todo, o governo gaúcho adquiriu 4,2 milhões de doses para distribuição gratuita aos produtores que possuem até 50 cabeças de gado e estão enquadrados no programa Pronaf. Quem tiver mais de 50 cabeças deve providenciar a compra das vacinas e fazer a aplicação no rebanho. As doses, adquiridas em 2008, representam um investimento final de R$ 2,5 milhões.
Calendário unificado
No evento, foi anunciado que o Brasil vai ter um calendário unificado de vacinação. No Rio Grande do Sul os pecuaristas aplicavam as doses em janeiro e junho e agora passam a imunizar o rebanho em maio e novembro, de acordo com o calendário nacional. Porém a etapa de janeiro foi mantida e o Estado terá três campanhas de vacinação em 2009 para que se adapte ao calendário de 2010.
Meta é atingir o mesmo status de Santa Catarina
Técnicos da Secretaria da Agricultura vão supervisionar a vacinação em assentamentos rurais, reservas indígenas e propriedades rurais consideradas com maior risco. O Rio Grande do Sul quer manter o status de livre da febre aftosa com vacinação. A meta é chegar ao mesmo status de Santa Catarina, o único estado brasileiro que é livre da doença sem vacinação.
GOVERNO DO RS E CANAL RURAL
Secretário da Agricultura, João Carlos Machado, vacina um dos animais de uma propriedade em Osório (RS)
Foto:
Sebastião Ribeiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.