| 05/01/2009 11h55min
A União Europeia (UE) está pronta para recolocar observadores na passagem fronteiriça de Rafah, que separa a Faixa de Gaza e o Egito, assim que for alcançado um cessar-fogo no território palestino, afirmou hoje o alto representante para Política Externa e Segurança Comum do bloco, Javier Solana após participar de uma reunião com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.
A passagem de Rafah está fechada desde que o movimento palestino Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007, após combates contra forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Com a saída dos representantes da ANP de Gaza, retiraram-se também da passagem fronteiriça de Rafah os observadores europeus, e o Egito decidiu manter fechado o ponto fronteiriço e abrí-lo apenas por razões humanitárias.
Solana fez suas declarações na cidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, onde hoje uma missão europeia liderada pelo ministro de Assuntos Exteriores tcheco, Karl
Schwarzenberg, se reuniu
com Mubarak.
O posto de Rafah é o único que liga Gaza ao Exterior. Os outros postos fronteiriços conectam o território palestino a Israel.
A comissária das Relações Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, disse que o bloco fará todos os esforços possíveis para que se permita a assistência humanitária a Gaza:
— A UE tentará conseguir que os hospitais trabalhem de novo. Isso requer um imediato cessar-fogo, e nós vamos cooperar com nossos amigos na região nesses esforços.
Depois de se reunir com Mubarak, a missão europeia foi para Israel. A delegação também planeja se reunir com autoridades palestinas na Cisjordânia e com autoridades jordanianas, como parte da viagem pela região, que termina amanhã.
Solana viajará também à Síria e ao Líbano, na terça-feira, para se reunir com as autoridades desses dois países, chaves para qualquer solução negociada no Oriente Médio.
O presidente francês,
Nicolas Sarkozy, também se reuniu com o presidente egípcio nesta
segunda-feira na cidade turística de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai. Sarkozy também faz uma viagem pela região para tentar conseguir um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O presidente francês e Mubarak conversam durante um almoço sobre "os esforços para alcançar um imediato cessar-fogo em Gaza e suspender os ataques israelenses contra os palestinos".
A breve visita ao Egito de Sarkozy será seguida por outras escalas na Cisjordânia, para se reunir com as autoridades palestinas, segundo o programa original, e esta noite deve chegar a Jerusalém.
O editor de Mundo de Zero Hora, Luciano Peres, explica o conflito na Faixa de Gaza
Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de
Gaza
Presidente egípcio Hosni Mubarak (D), conversa com presidente francês Nicolás Sarkozy, no balneário egípcio de Sharm el Sheijgaza, em busca de uma solução para o conflito palestino-israelense
Foto:
EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.