| hmin
Durante a reunião emergencial entre Estados Unidos, Grã-Bretanha e Espanha, neste domingo, dia 16, na Ilha portuguesa de Açores, o presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que a segunda-feira, dia 17, será um momento de verdade para o mundo. Ele deu 24 horas para que o Iraque prove de uma vez por todas que se desarmou totalmente.
Bush também reiterou sua intenção em derrubar Saddam Hussein, afirmando que vai acelerar a formação de um governo interino no Iraque. O presidente norte-americano não deu detalhes, mas dia 17 era o ultimato dado pelos Estados Unidos e seus aliados para que o presidente do Iraque, Saddam Hussein, comprovasse o desarmamento do país.
– O regime iraquiano vai se desarmar ou o regime iraquiano será desarmado pela força, e o regime não se desarmou – disse Bush.
Segundo ele, os EUA vão acelerar o mais rápido possível o estabelecimento de uma autoridade interina iraquiana para aproveitar os talentos do povo iraquiano para reconstruir sua nação. Bush afirmou estar comprometido com o objetivo de um Iraque unificado com instituições democráticas. Para atingir este objetivo, ele disse que os EUA vão trabalhar de perto com a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas. Conforme ele, se a força militar for necessária, os EUA vão buscar novas resoluções no Conselho de Segurança para encorajar a participação internacional no processo de ajudar o povo do Iraque a construir um Iraque livre.
Neste domingo, o vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, disse que atrasos adicionais não irão resolver o impasse com Saddam Hussein. Para ele, dar mais tempo a Saddam para se desarmar não é uma boa decisão.
O chefe de governo espanhol, José Maria Aznar, também afirmou que esta é a última chance para o desarmamento, e o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, disse que o seu país estará ao lado dos seus aliados. Bush chegou a declarar que esta será a primeira guerra do século 21, a guerra contra o terrorismo.
O encontro foi organizado para definir os últimos passos a um possível ataque à Saddam Hussein e ocorre na base aérea de Lajes, muito utilizada por militares norte-americanos durante a Guerra do Golfo (1991) e na caçada aos talibãs no Afeganistão (2001).
Com informações da Agência Brasil e Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.