| 26/12/2008 17h33min
A primeira parcela do Auxílio Reação, de R$ 415, será paga pelo governo de Santa Catarina na segunda-feira com dinheiro proveniente das doações nas contas oficiais da Defesa Civil. Têm direito ao benefício moradores de 19 municípios afetados pela chuva. O Auxílio Reação foi instituído pelo governo por meio da medida provisória 148.
Para receber o dinheiro, o beneficiado deve apresentar o CPF na agência do Banco do Brasil de sua cidade. É preciso ter entrado no cadastro feito pela prefeitura do município, que restringe o benefício a famílias que ganham até três salários mínimos, que perderam a casa e não estão em abrigos.
Ao todo, 68 prefeituras receberam orientações da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania e do Departamento Estadual de Defesa Civil sobre os procedimentos para requisição do benefício.
— Neste primeiro momento 19 prefeituras efetuaram o cadastro de famílias que serão beneficiadas, sendo que 356 famílias receberão a
primeira parcela no dia 29. A tendência é
que esse número aumente no mês de janeiro — afirma o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luis Alves.
Os municípios que têm beneficiados pela primeira parcela são Antônio Carlos, Benedito Novo, Brusque, Camboriú, Canelinha, Garuva, Imbituba, Itapema, Luiz Alves, Massaranduba, Nova Trento, Orleans, Palhoça, Piçarras, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, São José e Timbó.
Conforme o secretário da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, as famílias que não foram cadastradas até as 12h de terça-feira ou apresentaram problemas no CPF do responsável familiar poderão ser incluídas no cadastro no mês de janeiro.
— Todos poderão receber o benefício, desde que se enquadrem na MP e sejam devidamente cadastrados pelas prefeituras em situação de emergência ou estado de calamidade pública — explica.
O cadastro de famílias continuará a ser feito em janeiro na data que será divulgada no site da
Defesa Civil destinado ao acompanhamento da tragédia, onde também estão os nomes das pessoas beneficiadas, em breve, as datas dos próximos pagamentos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.