| 16/12/2008 07h05min
São José das Missões, na região das Missões, foi o oitavo município gaúcho a decretar situação de emergência devido à escassez de chuva. A Defesa Civil no Rio Grande do Sul recebeu o comunicado no final da tarde dessa segunda, dia 15.
Conforme o tenente-coronel Joel Prates Pedroso, coordenador da Defesa Civil, a atuação dos órgãos em situação de estiagem é diferente daquela em casos de enchentes:
– Vamos ao município e, juntamente com a prefeitura, avaliamos os danos e encaminhamos um relatório com pedido de recursos a Brasília. Também orientamos a população a racionar e guardar de água para prevenir um agravamento da situação.
Além de São José das Missões, os demais municípios atingidos pela seca são Cristal do Sul, Engenho Velho, Gramados dos Loureiros, Iraí, Novo Barreiro, Novo Xingu e Trindade do Sul.
Em Iraí, mais de 40 propriedades rurais estão racionando água para o consumo humano e de animais, e já registram
queda na produção leiteira. Segundo o engenheiro agrônomo
da Emater do município, Genoir Odorissi, o maior problema é nas lavouras de milho. Dos 4,8 mil hectares plantados do grão, metade está perdida, acarretando aos produtores prejuízo de R$ 2 milhões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.