| 15/12/2008 23h45min
Uma empresa de logística começou nesta segunda-feira a reforçar o controle sobre os donativos destinados às vítimas da chuva na região de Blumenau. O recebimento, separação e organização dos donativos encaminhados para a Central de Arrecadação, nos setores 3 e 1 da Vila Germânica, é feito agora com o apoio de mão-de-obra especializada.
Esta foi uma das medidas tomadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) após denúncia veiculada na RBS TV, em que militares do Exército e voluntários foram flagrados recolhendo donativos para consumo próprio.
A Central de Arrecadação também deve ser transferida da Vila Germânica, nos próximos dias. O novo local ainda não foi definido. Os flagrantes foram feitos no Setor 1, onde soldados recolhiam, principalmente, roupas e calçados, e voluntários chegaram a ser vistos saindo com um carrinho de supermercado cheio de mantimentos.
O secretário regional Paulo França afirmou que deve ser implantado um novo
sistema de fluxo de entrada e saída de
distribuições, por meio da empresa de logística. Antes, o controle vinha sendo feito com planilhas e recibos.
O Exército instaurou uma sindicância para identificar e punir os militares envolvidos e fazer o levantamento dos itens que foram levados. A investigação, sob responsabilidade do comando do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI) deve ser concluída dentro de 20 dias e os soldados flagrados podem receber desde uma advertência ou até serem expulsos da instituição.
Em nota oficial, o general Manoel Pafiadache, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada — a qual o 23º BI está subordinado — anunciou que "o Exército Brasileiro não é, e não será, tolerante com qualquer ato praticado por seus integrantes que contrariem os princípios éticos e as normas legais".
Soldado na central de triagem: roupas e alimentos que seriam para as vítimas das enchentes foram furtados
Foto:
Reprodução
/
RBSTV SC
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.