| hmin
Depois de afirmar que o Iraque cumpre as determinações da Organização das Nações Unidas (ONU), o ditador Saddam Hussein pediu neste sábado, dia 8, que o Conselho de Segurança da ONU suspenda as sanções de 12 anos contra o país. Em comunicado, o governo diz:
– O embargo contra o Iraque deveria ser totalmente suspenso depois que os motivos norte-americanos foram revelados ao mundo e depois que o Iraque cumpriu as resoluções do Conselho de Segurança.
O documento exige ainda o Conselho de Segurança denuncie os Estados Unidos e a Grã-Bretanha como "mentirosos'', destitua Israel de suas armas de destruição em massa e force o país a sair das "terras palestinas e árabes ocupadas''. EUA e Grã-Bretanha consideram insuficientes os esforços de desarmamento e ameaçam com a iminência da guerra. Os dois países apresentaram uma nova proposta de resolução, dando ao país de Saddam o prazo de 17 de março para se desarmar ou enfrentar uma invasão.
Cerca de 300 mil soldados norte-americanos e britânicos estão mobilizados próximo ao Iraque.
O chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix, disse ao Conselho de Segurança da ONU nessa sexta que o Iraque não havia cumprido todas as exigências do órgão, mas elogiou a destruição dos mísseis Al Samoud.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.