| 29/11/2008 03h04min
A Polícia Militar de Santa Catarina coordena a maior operação aérea de defesa civil da história do Brasil. Missões de resgate de flagelados da chuva que destruiu várias cidades do Estado e transporte de alimentos e roupas são cumpridas em 19 helicópteros, com um efetivo de 91 pilotos e tripulantes, além das aeronaves da Aeronáutica e do Exército.
— Não há registro de outra operação que tenha reunido tantos helicópteros para participar de um evento como o verificado esta semana, e que deve perdurar por mais algumas — disse o comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), tenente coronel Milton Kern Pinto, coordenador das operações aéreas da Defesa Civil Estadual.
Os vôos continuam se concentrando na região do Baú, área cercada de morros na divisa dos municípios de Luis Alves e Ilhota, no Vale do Itajaí, onde muitas pessoas morreram soterradas e centenas de desabrigados foram resgatados pelas aeronaves,
Na sexta-feira, mais da
metade dos 19 helicópteros
retiraram os últimos moradores da região. Até os que resistiram à mudança foram forçados a sair, pois novos deslizamentos de terra podem acontecer na área.
Desde domingo, 622 pessoas foram resgatadas de locais de risco. Oito corpos também foram removidos com os helicópteros.
As aeronaves dividem-se em missões de resgate e salvamento, envio de mantimentos e roupas, retirada de corpos de áreas de difícil acesso, e envio de equipes médicas e técnicos para normalização da telefonia, fornecimento de água e luz, e construção de pontes e estradas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.