| 31/10/2008 19h27min
O ministro da Agricultura afirmou nesta sexta, dia 31, que não será permitido o plantio de cana-de-açúcar em novas áreas na Amazônia. O Canal Rural teve acesso com exclusividade ao documento que determina as regras para o zoneamento agroecológico da cultura, que deve ser lançado pelo presidente Lula no próximo dia 17, durante a abertura da Conferência Internacional de Biocombustíveis, em São Paulo. A proposta ainda está em análise na Casa Civil.
Os ministros do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e representantes do Ministério de Minas e Energia se reuniram nesta sexta no Palácio do Planalto, a portas fechadas, para analisar o documento que determina as regras para o aumento da produção de cana-de-açúcar no país. O que está em análise é um estudo que sugere restrições para garantir a segurança alimentar e a preservação do meio ambiente. De acordo com a proposta ficam proibidos o cultivo na Bacia do Alto Paraguai, a abertura de novas áreas para o plantio de cana na Amazônia e no Pantanal, a retirada de qualquer vegetação nativa para plantar cana e as freqüentes queimadas como forma de preparar a colheita nas áreas mecanizadas.
O ministro Reinhold Stephanes confirmou algumas medidas que estarão no texto final do zoneamento. As restrições ao plantio da cana devem ser limitadas à produção de açúcar e álcool. A expansão da área será permitida quando a produção for destinada a agroindústrias de ração animal, rapadura, açúcar mascavo e cachaça.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.