| 29/10/2008 22h27min
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, comemorou o acordo anunciado entre a instituição brasileira e o banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed), que cria linha de swap (troca) de moedas de US$ 30 bilhões.
Meirelles informou, em entrevista após a decisão do Copom de manter a taxa Selic estável em 13,75% ao ano, que o acordo com o Fed tem um "significado muito importante", porque inclui formalmente o Brasil no grupo de países que possuem "economias sistematicamente importantes".
O reforço de US$ 30 bilhões no caixa brasileiro vai, segundo Meirelles, aumentar os mecanismos de defesa da economia. Ele também disse que o entendimento com as autoridades americanas representa "reconhecimento da qualidade da política econômica" conduzida pelo Brasil.
Na entrevista, Meirelles explicou que os dólares serão recebidos pelo país e, em troca, serão dados reais a serem fornecidos pelo BC, sem dar detalhes sobre a operação e custos
relacionados.
Ele comentou
também que o acordo faz parte da estratégia da autoridade monetária de amenizar os efeitos da turbulência externa na economia brasileira. Além disso, disse que o entendimento com o Fed faz parte de uma ação coordenada do banco central americano com outros países.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.