| 10/10/2008 21h06min
O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, disse nesta sexta-feira que o governo dos Estados Unidos vai adquirir participações em instituições financeiras. Paulson fez o anúncio em entrevista coletiva após a reunião do G7, em Washington. O governo americano havia reconhecido nos últimos dias que meditava na opção de adquirir ações e Paulson confirmou hoje que levará adiante esse plano.
— Estamos desenvolvendo estratégias (...) para adquirir participações nas instituições financeiras, conforme for necessário para promover a estabilidade nos mercados financeiros — afirmou.
Paulson disse que o programa estará aberto "a uma ampla gama" de entidades e que será desenhado para que as instituições possam captar capital privado além do dinheiro público. O governo comprará ações sem direito a voto, por isso que não terá a opção de obter uma cadeira nos conselhos de administração das empresas. Paulson explicou que o departamento do Tesouro lançará o programa
"o mais rápido possível",
embora não tenha antecipado uma data precisa.
O plano de resgate também inclui a compra aos bancos de ativos hipotecários e a emissão por parte do governo de garantias de pagamento desses valores, explicou o secretário do Tesouro. O G7 emitiu nesta sexta-feira um plano de ação de cinco pontos pelo qual seus membros se comprometem a não deixar nenhum banco de importância para todo o sistema financeiro quebrar.
Entenda a crise financeira:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.