clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/10/2008 15h52min

Lula cogita cortar investimentos se a crise se agravar no Brasil

Presidente afirmou, no entanto, que programas sociais e o PAC não serão afetados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevistas nesta sexta-feira falando, entre outros assuntos, sobre a crise financeira internacional e a influência que isso pode causar à economia brasileira.  Apesar de afirmar que o Brasil será o país menos afetado pela crise financeira, Lula disse que se a turbulência se agravar, informará a população e tomará as medidas necessárias, até mesmo cortando investimentos. 

— O meu papel é passar serenidade para a sociedade brasileira, a verdade absoluta. Agora, na medida em que essa crise chegar ao Brasil e tiver implicação na redução dos investimentos ou que o governo tenha que reduzir investimentos, com a mesma serenidade que eu digo que o Brasil está num momento bom, eu vou dizer que a situação está agravada e vamos ter que fazer isso e aquilo, anunciar medidas — disse Lula.

Segundo o presidente, não há sinais de que os grandes bancos brasileiros tenham envolvimento no subprime, tipo de hipoteca que deu origem à crise. Conforme Lula, o problema agora é de liqüidez - disponibilidade de dinheiro para ser sacado. O presidente garantiu que não cortará dinheiro dos programas sociais ou do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

— Não vamos tirar nenhum centavo desse dinheiro. Os investimentos nessa área é que garantem que o nosso mercado interno continue crescendo. Sobre o PAC, a intenção é manter todas as obras. No Brasil, não temos ainda nenhum grande projeto que sofreu qualquer arranhão. A decisão do governo é manter todas as obras do PAC, de infra-estrutura. 

Lula voltou a defender que é preciso haver supervisão do mercado financeiro, recomendação dada aos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, que participam de reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, nos Estados Unidos. 

Entenda a crise financeira:

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.