| 06/09/2008 16h25min
Aos 85 anos, o proprietário do Detroit Pistons, Bill Davidson, não economizou palavras ou críticas à situação da arbitragem na NBA. Em entrevista ao jornal Detroit Free Press, ele garantiu que o caso de Tim Donaghy é apenas um entre muitos.
– Quando determinados árbitros apitam seu jogo, você já sabe que vai perder. Não deveria ser assim – afirmou sem rodeios.
Durante 13 temporadas, Donaghy foi o árbitro da NBA, participando de 20 jogos de playoffs da liga profissional. Em julho de 2007, ele se afastou da função pouco antes de virem a público as notícias de que estava sendo investigado pelo FBI pela suspeita de apostar nos jogos que ele mesmo apitava e de interferir no resultado dos mesmos.
Um mês depois, Donaghy admitiu sua culpa nas acusações e em julho deste ano foi condenado a 15 meses de detenção. Pivô de toda a polêmica, ele declarou que não estava sozinho no esquema e que mesmo nomes grandes da NBA também estariam envolvidos no problema.
Apesar dos desmentidos do comissário da Liga, David Stern, Davidson concorda com o ex-árbitro. '(Donaghy) é apenas a ponta do iceberg do que acontece com os árbitros', declarou, afirmando que a final de 1988 foi marcada por irregularidades.
– Eu já estava do lado de Stern para receber o troféu de campeão, quando apitaram a falta de Bill Laimbeer sobre Kareem (Abdul Jabbar). Bill defendeu direito, mas Hugh Evans apitou falta. (...) Não vou dizer que o árbitro apostou, mas aquilo foi inexplicável! – desabafou.
Até hoje, a polêmica ronda aquela final, que poderia ter sido decidida no sexto jogo. A suposta falta de Laimbeer deu a Jabbar dois lances livres devidamente convertidos e que garantiram a vitória ao Los Angeles Lakers, que forçaram o sétimo jogo e acabaram conquistando o campeonato.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.