| 30/06/2008 03h38min
Os sucessivos recordes de vendas de carros obrigaram as montadoras a acelerar a produção num ritmo muito acima do previsto. Para dar conta da demanda, várias fábricas operam 24 horas durante os sete dias da semana, convocam horas extras e criam novos turnos.
O estresse das linhas de montagem tem aumentado os índices de defeitos na produção e, em conseqüência, o de recalls. A pressa em desenvolver novos produtos para acompanhar a concorrência também tem resultado em falhas de projetos que levam às convocações para consertos.
Quando se leva em conta a quantidade de carros envolvidos nos recalls, o dado impressiona. Somente neste ano, 818,2 mil veículos foram convocados para consertos. Muitos dos modelos envolvidos fazem parte de lotes de produção de anos anteriores, mas a própria indústria já teme os efeitos desse "lado B" do boom de vendas de carros novos.
— O número de recalls mais que dobrou, a maior parte por defeito dos fornecedores —
diz Edélcio Genaro, diretor de
compras da Delphi, com base em estudo sigiloso de uma consultoria especializada no setor automotivo.
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