| 17/06/2008 10h38min
O novo técnico do Barcelona, Josep Guardiola, confirmou nesta terça-feira, em sua apresentação oficial, que Ronaldinho, Deco e Eto'o não fazem parte dos planos do clube para a próxima temporada.
— Estamos contemplando o futuro sem eles. O treinador pensa desse jeito depois de analisar questões de rendimento e as temporadas que tiveram na equipe — explicou Guardiola, acompanhado do presidente do clube, Joan Laporta, e do diretor esportivo, Txiki Begiristain.
Para Guardiola, a saída do trio é "o melhor para a equipe". As palavras indicam que a decisão já estava tomada desde o fim da temporada passada, mas nenhuma pessoa de dentro do clube divulgara o fato à imprensa.
Ronaldinho teve uma temporada ruim pelo Barcelona, marcada por várias contusões. O meia-atacante brasileiro tem sido sondado para integrar o elenco do Manchester City. O meia Deco também sofreu com lesões na temporada e pode ter como futuro a Inter, de Milão, do técnico José Mourinho, ou
o Chelsea, de Luiz Felipe Scolari.
Já o camaronês Samuel Eto'o tem levantado interesse do Milan. Mas se as negociações para a saída dos três jogadores fracassarem, Guardiola deixou a porta aberta. Perguntado pela parceria entre o camaronês e o brasileiro, que contribuíram muito na conquista dos títulos mais recentes do Barça, ele disse:
— Contaria com ambos se estivessem no seu melhor nível. Pensamos no elenco sem eles, mas se ficarem farei de tudo para que voltem a render o que rendiam.
Guardiola comentou especificamente a situação de Ronaldinho, revelando que ele está fora dos planos pela queda de rendimento e problemas extra-campo apresentados na última temporada.
— As circunstâncias obrigam que ele deixe o clube, pois a situação piorou. Se sentisse que ele quer, que sente que pode voltar a ser o jogador que foi, talvez possa mudar de idéia. Mas as circunstâncias são estas. Quero um elenco forte, em que todos se sintam importantes. Isso é fundamental. Se não fortalecermos estes
aspectos, seremos menos fortes. E se
Ronaldinho sentisse isto, estaria conosco — completou.
Segundo Guardiola, o substituto de Eto'o precisará se completar bem com as características do francês Thierry Henry, da jovem revelação espanhola Bojan Krkic e do argentino Lionel Messi, que devem formar o ataque.
— Quem vier será perfeito para mim. E não reclamo, pois tenho um elenco excelente. Eu dou as orientações, mas quem paga e assina os contratos são eles — explicou Guardiola em referência a Laporta e Begiristain.
Txiki Begiristain, Joan Laporta e Josep Guardiola na apresentação oficial do novo técnico
Foto:
Xavier Bertral, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.