| 04/06/2008 12h04min
No mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai definir o nível da taxa de juros, atualmente em 11,75% ao ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou da cerimônia de balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dedicou boa parte do seu discurso à inflação e avaliou que a subida dos preços está "sob controle".
Segundo avaliação do ministro da Fazenda, a oferta por produtos e serviços estaria crescendo acima da demanda pelos mesmos. Mantega, que é defensor de uma política monetária menos agressiva, ou seja, de aumentos menores na taxa de juros, disse que a subida dos preços registrada neste ano está sendo causada, principalmente, pelas "commodities" (produtos básicos com cotação internacional, como grãos, aço e petróleo, entre outros).
"PAC tem cumprido meta de acelerar expansão"
Mantega disse ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem tido "bons resultados" em seu
objetivo de acelerar o crescimento do país.
Ele destacou que o crescimento da economia brasileira passou de 3,8% em 2006 para 5,4% em 2007 e que a intenção do governo é manter esse ritmo de expansão na casa dos 5%.
— Cumprimos perfeitamente o objetivo de acelerar o crescimento — disse Mantega, em sua apresentação do quarto balanço do PAC.
Ele afirmou que acredita que em 2008 o governo deverá atingir os objetivos previstos no PAC para crescimento, inflação, juros, investimentos entre outros, mas ressaltou que a taxa básica de juros, a Selic, "talvez" fique um pouco acima do previsto por conta da aceleração inflacionária.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.