Kátia Baggio
|
reportagem@canalrural.com.br
A Embrapa Soja lança na próxima terça-feira, dia 27, duas variedades transgênicas adaptadas às condições do Norte e Nordeste do Brasil. Será durante a feira Agrobalsas, que ocorre na cidade de Balsas, no Maranhão. Precocidade e produtividade são as principais características das novas cultivares.
A BRS 279 RR é de ciclo precoce, entre 106 e 112 dias, e resistente ao nematóide de galha. A BRS 278 RR é de ciclo médio e de alta produtividade. Segundo a empresa, as duas variedades de soja são resistentes ao glifosato e, por isso, recomendadas para áreas onde há problemas com ervas daninhas, como ocorre em pontos das regiões Norte e Nordeste do país.
– Desenvolvemos variedades transgênicas por uma questão de
demanda do mercado e para dar opção aos produtores de ter à disposição
um material de qualidade – explica José Ubirajara Moreira, pesquisador Embrapa Soja.
Durante a pesquisa das duas variedades, a empresa desenvolveu também a capacidade de crescimento em baixas altitudes, especialmente porque muitas lavouras do Norte e Nordeste estão em áreas com 400 metros de altitude, em média. Nos testes de produtividade, elas apresentaram resultados satisfatórios.
As cultivares são indicadas para o sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins, regiões onde a produtividade média fica em três mil quilos por hectare.
– A [cultivar] 279 chega próximo a quatro mil quilos por hectare e a 278 pode atingir 4,2 mil quilos por hectare – conta o pesquisador.
As duas novas variedades de soja estarão disponíveis para o produtor a partir da próxima
semana.
CANAL RURAL