| 15/04/2008 06h08min
A temperatura segue em queda no Estado. Nesta terça-feira, os termômetros marcaram 0,4°C em Cambará do Sul, na Serra, mais de 4°C abaixo da mínima registrada ontem, de 4,6°C em São José dos Ausentes. As informações são da Central RBS de Meteorologia.
Houve geada em pelo menos sete cidades: Bagé, Bom Jesus, Cambará, Ibirubá, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Santana do Livramento.
> Confira o especial Ambiente
No oeste do Estado, fez 1,2°C em Quaraí, 2,3°C em Bagé, 2,8°C em Uruguaiana, 3,8°C em Alegrete e 5°C em Santana do Livramento. Na Capital, alguns termômetros marcaram 8,2°C.
No Sul, chegou a 6,3°C no Chuí e a 5,3°C em Rio Grande. O santa-marienses, na região Central, enfrentaram 4,7ºC. Os moradores de Bento Gonçalves, na
Serra, 3,9°C.
O Litoral é a área onde o frio é menos intenso. A
mínima em Tramandaí foi de 11,5°C. No Norte, os termômetros marcaram 2,3°C em São José dos Ausente e 4,4°C em Passo Fundo.
De acordo com a Central de Meteorologia, a partir de amanhã, a temperatura começa a subir, de forma tímida. Na madrugada, deve ficar entre 4ºC e 6ºC na Campanha e entre 10°C e 12ºC em Porto Alegre. Há, ainda, a possibilidade de geada, principalmente em cidades nas regiões da Campanha e do Centro. A partir de maio, os gaúchos enfrentarão temperaturas que devem variar entre 12°C e 22°C na maior parte do Estado. Em junho, a mínima pode chegar a 8°C e, a máxima, a 20°C.
Inverno não será rigoroso
Apesar de o frio ter chegado com força na manhã de ontem, a
previsão é de que o inverno não seja muito rigoroso no Estado, graças ao fenômeno La Niña, que continua
influenciando o clima mesmo após o término do outono, em 20 de junho.
Por essa razão, segundo a Central de Meteorologia, a previsão também é de pouca chuva. A formação de geadas deve continuar, e a temperatura deve chegar perto de 0°C em todo o Estado, ao longo da estação, mas dentro da faixa de temperatura média dos últimos anos.
— O La Niña favorece a entrada mais freqüente de massas de ar frio, provocando uma queda de temperatura, que ocasiona a geada — explica a meteorologista Cátia Valente.
Além das geadas, o fenômeno também provoca estiagem, porque as águas do Oceano Pacífico na linha do Equador ficam mais frias do que o normal, resultando em uma diminuição no volume de chuva. Assim como o outono, o inverno deverá ser marcado por períodos longos de tempo seco, intercalados com poucos dias de chuva.
> Clique aqui e
veja a previsão do tempo para os próximos dias nas principais cidades do Estado
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.