| 02/04/2008 12h11min
O cálculo do Ibovespa, o índice que mede os negócios da Bolsa de Valores de São Paulo, vai considerar mais uma empresa do agronegócio. O grupo JBS está entre as novidades da prévia de 65 ações que compõem a carteira teórica a vigorar de 2 de maio a 29 de agosto.
De acordo com a Bovespa, os cinco ativos com maior representatividade no índice são Petrobras PN (13,69%), Vale PNA (12,54%), Bradesco PN (3,87%), Vale ON (3,29%) e Itaú ON (3,14%). O chamado IBrX-50, que mede o retorno de uma carteira teórica de 50 ações na Bovespa também mudou. Saíram Klabin e Sabesp e entraram JBS e Usiminas.
- Estamos caminhando para ter uma Ibovespa que represente melhor o nosso mercado e a nossa economia - analisou Carlos Alberto Miranda, sócio da consultoria Ernst & Young.
Miranda evitou comparar riscos de investimentos em empresas industriais e do agronegócio. Para ele, não se pode simplesmente dizer que o segundo seria mais arriscado que o primeiro. O sócio da Ernst & Young disse que é preciso avaliar o modelo de negócio de cada companhia.
- Olhar o negócio ao qual a empresa está vinculada. Aí sim, o investidor tem de olhar para riscos associados ao câmbio, à safra ou maior ou menor exposição ao mercado internacional.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.