| 20/03/2008 13h01min
A Presidência da União Européia, exercida atualmente pela Eslovênia, declarou em comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira que boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim não é a resposta adequada aos supostos abusos da China no Tibete.
– O boicote significaria, na prática, perder uma oportunidade de promover os direitos humanos e causaria, ao mesmo tempo, um prejuízo importante ao conjunto da população da China, aos defensores dos direitos humanos e, sobretudo, aos próprios atletas – disse a nota.
A União Européia considerou importante e alentadora as declarações de Dalai Lama, líder tibetano exilado na Índia, que se manifestou contra o boicote os Jogos de Pequim, e ressaltou a importância das Olimpíadas.
– Desde a Antigüidade, os Jogos Olímpicos têm sido um instrumento de diálogo intercultural, de solidariedade, eqüidade de respeito, paz e amistosidade. Em 2008, Ano Europeu para o Diálogo Intercultural, a Presidência eslovena considera que o boicote aos Jogos Olímpicos não é a resposta adequada aos problemas políticos – concluiu o comunicado.
EFE
Conflitos entre manifestantes e policiais provocaram diversas mortes no Tibete na última semana
Foto:
AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.