| 25/01/2008 17h53min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a proposta de compra da mineradora anglo-suíça Xstrata pela Vale não foi discutida durante o jantar que ele teve ontem com o presidente da companhia, Roger Agnelli, na residência do empresário, no Rio de Janeiro:
— Eu jamais confundiria um jantar com uma reunião de negócios. Se Agnelli quisesse falar de negócios, marcaria uma audiência em meu gabinete.
Lula revelou que, até o momento, o governo não foi procurado pela Vale para tratar do assunto. Ele explicou que, assim que a empresa tiver uma proposta concreta, o governo se pronunciará sobre o negócio. O presidente participou hoje de almoço de aniversário do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, no Palácio das Laranjeiras. Segundo fontes, o governo tem resistido à crescente internacionalização da Vale.
A empresa estaria tentando contornar a situação com o argumento de que outras empresas que têm influência do governo, como a
Embraer e a Perdigão, também estão em
expansão para o exterior e não encontraram resistência política. O governo exerce influência na Vale por meio da BNDESPar (braço de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.