| 14/12/2006 00h33min
Oito anos após iniciar a sua participação em competições interclubes da América do Sul, o futebol mexicano enfim pôde festejar a conquista de um título. Na madrugada desta quinta, o Pachuca quebrou o tabu, ao vencer o Colo Colo por 2 a 1, na decisão da Copa Sul-Americana.
E a conquista inédita teve ingredientes dignos de um dramalhão típico das novelas do país. Atuando fora de casa, o Pachuca viu os chilenos terminarem em vantagem na etapa inicial, com gol de Suazo, mas conseguiu a virada e calou o estádio Nacional de Santiago, graças aos gols de Caballero e Giménez.
Como o jogo no México terminou empatado por 1 a 1, o Pachuca tornou-se o primeiro time do país a levantar um título em eventos promovidos pela Conmebol. No ano passado, o Pumas amargou o vice, ao ser superado pelo Boca Juniors nos pênaltis, na estréia de times mexicanos na Sul-americana.
Na Libertadores, o México compete desde 1998, sendo que o melhor resultado foi em 2001, quando o Cruz Azul, ironicamente também na decisão pela cobrança de penalidade máxima, perdeu a final para o Boca Juniors.
Já o Chile perde a chance de levantar uma taça após 15 anos. A última vez que um representante do país triunfou foi em 1991, com o próprio Colo Colo. Depois disso, o país só viu o vice da Universidad Católica na Libertadores de 1993.
Na decisão da Sul-americana, o início foi bastante amarrado e o Colo Colo soube aproveitar a única chance real que teve. Aos 34 minutos, Alexis Sánchez teve liberdade pelo lado esquerdo, driblou dois rivais e tocou para o atacante Suazo, que bateu firme no canto direito do goleiro.
Porém a festa dos anfitriões foi contida logo aos oito minutos da etapa final. Gerardo Rodríguez avançou pela esquerda, cruzou, a bola passou por toda área e Caballero, livre, empatou. A partir daí, o Pachuca passou a explorar os contra-ataques e selou o título em uma dessas oportunidades.
Aos 27 minutos, o meia Álvarez dominou ainda no campo de defesa, fez linda jogada individual, ao driblar três adversários, e passou para Giménez. O atacante rapidamente tocou para Chitiva, que avançou e completou a triangulação, passando para Giménez bater na saída do goleiro.
Três minutos depois, os meias Fierro, do Colo Colo, e Chitiva, do Pachuca, foram expulsos após trocarem empurrões. Sem o seu principal armador, o time chileno foi facilmente dominado e pouco ameaçou a meta do Pachuca, que pôde enfim festejar o título.
O time mexicano enfrenta o Inter, campeão da Libertadores, na Recopa do ano que vem.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.