clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/07/2011 06h10min

Mostra "Melhores do Fantaspoa" começa hoje sem "A Serbian Film", censurado no Rio de Janeiro

O polêmico filme foi retirado da programação do festival Riofan pela patrocinadora do evento

A Serbian Film – Terror sem Limites foi censurado no Rio de Janeiro, mas deve ganhar o circuito no Brasil. O polêmico filme, que integrou a programação dos recém-finalizados Fantaspoa e Festival Lume, foi retirado da programação do festival Riofan pela patrocinadora do evento, a Caixa Federal, na semana passada. A censura aumentou no último sábado, com uma liminar que, atendendo a uma ação do partido político Democratas, impede qualquer projeção no Rio. A cópia em 35mm foi apreendida pelos oficiais de justiça daquele Estado, mas o longa teve os direitos adquiridos pela Petrini Filmes e terá distribuição no circuito nacional em cópias digitais. A estreia será no dia 26 de agosto.

A Serbian Film não consta na lista dos longas do ciclo Os Melhores do Fantaspoa, em exibição entre hoje e o próximo domingo no CineBancários. A mostra terá três sessões diárias, com ingressos a R$ 5 e filmes como o chileno Mandrill, o argentino Malditos Sejam!, o italiano Krokodyle e todos os principais vencedores desta que foi a sétima edição do festival de cinema fantástico realizado em Porto Alegre.

O filme sérvio, que saiu do Fantaspoa sem prêmios, conta a história de um ex-ator pornô que, em crise, aceita a oferta para voltar a trabalhar – desta vez, no entanto, com atos extremos que envolvem necrofilia e abuso sexual. A liminar expedida pela juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro, alega que “não se pode admitir que, em favor da liberdade de expressão, um pretenso manifesto político exponha de tal forma a degradação do ser humano, a ponto de violar sexualmente um recém-nascido”.

– Não há isso no filme (o protagonista estupra um boneco, sugerindo que se trata de uma criança) – responde Rafaelle Petrini. – O ato é grave porque, em primeiro lugar, foi expedido sem se ter visto o filme. Em segundo, porque veda a liberdade de expressão sob a justificativa (em outro trecho) de que ela incita o espectador mais sensível a cometer tais atos. Ora, então deveríamos censurar todos os filmes com tiros e assassinatos? Trata-se de um precedente sério. Hoje, é apenas um filme de terror de importância mínima, quase irrelevante. Amanhã, será uma reportagem de jornal, um livro. Vedar a liberdade de expressão é um absurdo.

A recém-fundada Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) também publicou uma nota de repúdio na última sexta-feira. Petrini garante que exibirá o filme sem fazer nenhum corte:

– Não vou tirar um fotograma sequer.

O distribuidor entrou com um agravo de instrumento. Enquanto não consegue reverter
a decisão, cogita excluir o Rio das praças que receberão as primeiras cópias.

– Faríamos a estreia no dia 5 de agosto, mas tivemos de postergar para o dia 27. Meu único consolo é que o longa será visto por muito mais gente do que seria não fosse todo este barulho. É um caso em que a justiça terá prestado um desserviço à sociedade e, ao mesmo tempo, provocado resultados contrários ao seu propósito.

>>> Assista ao trailer de A Serbian Filme no blog Cineclube

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA MELHORES DO FANTASPOA:

Terça-feira (26 de julho)
15h – Autômatos
(Menção honrosa do Júri Oficial por Melhor Atriz a Angela Bettis)
17h – O Último Empregado (Menção honrosa do Júri Oficial por Melhor Ator a
Christian Berkel)
19h – High School

Quarta-feira (27 de julho)
15h – Ubaldo Terzani Horror Show (Menção Honrosa Banho de Sangue do Júri Oficial)
17h – Technotise (Prêmio Fantástico Mundo Animado do Júri Oficial)
19h – Malditos Sejam! (Melhor Filme, Júri Oficial)

Quinta-feira (28 de julho)
15h – Chá de Bebê

17h – Noite Escura e Tempestuosa (menção honrosa do Júri Oficial por Melhor Roteiro na Competição Internacional)
19h – Tudo Sobre a Maldade (Melhor Longa, Júri Popular, e menção honrosa do Júri Popular a Natasha Lyonne como "Rainha do Grito")

Sexta-feira (29 de julho)
15h – Sanatório (Menção honrosa do Júri Oficial por Revelação)
17h – Sepulcro (Menção honrosa do Júri Oficial por Efeitos Especiais)
19h – Aballay - O Homem sem Medo

Sábado (30 de julho)
09h30 – Aleluia, Gretchen! (Sylvio Back, Brasil, 1976, 118 min), seguido de palestra com Frederico Bartz e Marcos Luft sobre a Era Vargas (Ciclo História no Cinema)
15h – Mandrill (Melhor Curta de Ação no Júri Oficial)
17h – Carne (Menção honrosa do Júri Oficial por Direção para Victor Nieuwenhuijs e Maartje Seyferth)
19h – Anoitecer Violento + Ninjas (Melhor Curta Live-Action Nacional. Júri Oficial)

Domingo (31 de julho)
15h – Horror Gráfico Sexual
17h – Krokodyle
(Menção Honrosa do Júri Oficial por Contribuição Artística)
19h – Vermelho, Branco e Azul (Melhor FIlme na Competição Internacional)

ZERO HORA
fantaspoa / Divulgação

"A Serbin Film - Terror Sem Limites" foi censurado
Foto:  fantaspoa  /  Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.