Festival de Cinema | 28/07/2011 08h10min
Com texto sobre o filme Os Famosos e os Duendes da Morte, rodado no Rio Grande do Sul pelo diretor paulista Esmir Filho, o estudante no 6º semestre de jornalismo do IPA Matheus Pannebecker garantiu lugar entre os jurados do Festival de Gramado deste ano. O porto-alegrense de 20 anos foi selecionado pela equipe do Segundo Caderno para representar Zero Hora no Júri Popular da 39ª edição do festival. O concurso solicitou aos leitores um texto reflexivo sobre um filme nacional recente e recebeu dezenas de inscrições no site do Segundo Caderno.
A responsabilidade de assistir e julgar todos os longas e curtas das mostras competitivas do festival, ao lado de representantes de jornais de outros oito Estados brasileiros, não assusta o rapaz:
— É a segunda ou terceira vez que me inscrevo no concurso, tinha muito interesse em poder ser jurado. Sempre acompanho o festival.
Além de ver os filmes, poder entrar em contato com outros cinéfilos e jornalistas é o que mais empolga Matheus. Ele escreve um blog sobre cinema(cinemaeargumento.wordpress.com) e apresenta programas na rádio da faculdade sobre o assunto.
O festival vai ser uma oportunidade para expandir horizontes, diz:
— Para mim, como futuro jornalista, vai ser muito interessante poder ver tudo do outro lado.
A promoção é realizada em conjunto entre ZH e a organização do festival e alcança em 2011 o quinto ano consecutivo.
O texto premiado:
"Longe é o lugar onde a gente pode viver de verdade. Essa é uma afirmação de mr. Tambourine Man, o jovem protagonista de Os Famosos e os Duendes da Morte. Ele, que vive numa isolada cidade do interior gaúcho, é fã de Bob Dylan e encontra na internet um refúgio para sua solidão e para sua falta de comunicação com o lugar onde vive. Mr. Tambourine Man vive num mundo paralelo, onde encontra esperança e alternativa na vida virtual.
Dirigido por Esmir Filho, Os Famosos... integra uma notável sequência de filmes brasileiros sobre a adolescência (As Melhores Coisas do Mundo, Morro do Céu, Antes que o Mundo Acabe). O longa de Esmir é o mais diferente (tanto na estética quanto na narrativa) e aposta na introspecção para contar a melancólica trajetória de um garoto em busca de sua real identidade num universo que lhe é desconhecido.
Os Famosos... se apoia num elenco eficiente: ao passo que o protagonista Henrique Larré transita muito bem por todas as angústias de seu personagem, a coadjuvante Áurea Baptista se destaca por fazer o clássico e sempre atraente papel da mãe que tenta se aproximar e compreender o fechado mundo do filho. Com a bela trilha de Nelo Johann e a extraordinária adaptação do difícil livro de Ismael Canepelle, se firma como o melhor filme "adolescente" do cinema nacional contemporâneo."
O estudante de jornalismo venceu a promoção "Faça parte do Júri Popular do Festival de Gramado"
Foto:
Diego Vara
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.