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Kathrin Rosenfield

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Uma das intelectuais mais atuantes no Estado, Kathrin Holzermayr Rosenfield é professora de Filosofia e Literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nascida na Áustria, graduou-se e realizou mestrado em Paris, obteve doutorado em Salzburgo, sua cidade natal, e se radicou em Porto Alegre. Seus livros mais destacados refletem as principais áreas de interesse: Guimarães Rosa, tema do volume de ensaios Desenveredando Rosa (Topbooks), de 2006, e a tragédia grega. Em 2000, Kathrin publicou o livro Antígona - De Sófocles a Hölderlin (L&PM), e quatro anos depois participou da produção de uma montagem da célebre tragédia de Sófocles, com direção de Luciano Alabarse e tradução de Lawrence Flores Pereira. Também publicou títulos introdutórios, como Sófocles & Antígona (2002) e Estética (2006), sobre filosofia da arte, ambos pela editora Jorge Zahar. Em 2010, organizou o projeto Mal-Estar na Cultura, série de conferências que está trazendo a Porto Alegre grandes pensadores contemporâneos como o francês François Jullien.

ZH — Seu interesse vai da tragédia grega a Guimarães Rosa. O que a atrai numa obra literária? O que a faz se tornar grande arte?

Kathrin — Em primeiro lugar, a densidade, a capacidade de conectar-se com diferentes aspectos da vivência do leitor. Às vezes, as grandes obras não são as que mais gostamos de imediato, mas as que lemos em idades diferentes, descobrindo conteúdos que não tínhamos sequer notado antes. Eis a razão pela qual a errância de Riobaldo foi tão sedutora para mim: para meus ouvidos, o herói"pobre menino do destino" não fala só do Brasil, mas do desconforto da juventude pós-1945 na Europa. Uma obra tem de falar da experiência real — daquele labirinto que conecta o mundo externo com as inúmeras possibilidades, maravilhosas e terríveis, que nossa imaginação produz como um filme non-stop.É isso que tento tirar também de Machado, J.M.Coetzee,Musil,Kleist e,claro,da tragédia.

ZH — Você nasceu na Áustria e estudou em Paris. De onde vem o interesse pelo Brasil?

Kathrin — Esse interesse só veio quando conheci meu ex-marido em Paris. Fiquei impressionada com a riqueza da cultura brasileira que descobri com Grande Sertão: Veredas e Os Voluntários, de Moacyr Scliar. Depois veio a descoberta da cultura popular — meu amigo Lawrence (Flores Pereira) me introduziu na poesia popular, na Bossa Nova, e me familiarizou com João Cabral de Melo Neto. Mais ou menos por conta própria, fui me introduzindo no sincretismo brasileiro — falo tanto dos ensaístas, Freyre, Euclides, S.B. de Holanda, como também da experiência vivida: da macumba à medicina de ervas, da dança à expressão corporal.Acho que os brasileiros não sabem que bênção é a persistência dessas práticas arcaicas no meio do mundo moderno. Para mim, foi um antídoto magnífico contra a rigidez da "formação" rigorosa na Áustria e na França. O Mal-estar na Cultura foi o resultado da imersão nessa cultura sincrética brasileira.

ZH — Qual a sua visão sobre a situação da cultura brasileira? Nossa produção cultural contempla o país em sua complexidade?

Kathrin — Acho difícil falar da produção cultural como tal, pois as diferenças e a complexidade são enormes — em termos regionais, étnicos e sociais. Portanto, posso responder somente pelos aspectos mais imediatos. O melhor é que há um público sedento de cultura que estimula iniciativas maravilhosas — pequenas e grandes, tomadas por empresas (o próprio Fato Literário,o Fronteiras do Pensamento) ou por indivíduos (as ONGs, espaços como a Subterrânea e o StudioClio,revistas eletrônicas como a Investigação 11 etc.). Apesar das dificuldades burocráticas,a universidade também cumpre papel importante. Isso mostra uma vitalidade que resiste admiravelmente a uma notória falta de recursos. No entanto, há no Brasil um déficit cultural que se deve à longa história colonial e pós-colonial (basta comparar nossos suplementos culturais com os da Argentina). Ao longo do Mal-estar na Cultura debatemos as imensas dificuldades da educação e da inserção cultural dos jovens de periferia. Chegamos aos aspectos mais inquietantes — como o interesse unilateral na economia, a ignorância e o desprezo dos políticos pela cultura, a substituição de interesses culturais pela religiosidade e a indiferença da sociedade civil. Esses podem ser fatores fatais no futuro, sobretudo pela combinação de desprezo cultural com um crescimento econômico importante.

Professora de filosofia é uma das
intelectuais mais atuantes no Estado. Veja o vídeo

 
 

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