Nascida de uma conversa informal entre a professora Tania Rösing e o escritor Josué Guimarães, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo constitui-se numa das maiores festas literárias de todo o mundo. Há 22 anos sediada no chamado Circo da Cultura, complexo de lonas instalado no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), a 300 km de Porto Alegre, a Jornada movimenta a comunidade em torno do livro e temas afins.
Promoção conjunta da prefeitura de Passo Fundo e da UPF, reunindo bianualmente personalidades nacionais e internacionais, a Jornada tem início meses antes, com a Pré-Jornada, atividade preliminar que alcança indiretamente cerca de 100 mil pessoas em toda a região do Planalto Médio e do restante do Estado e do país, formando uma legião de professores e de novos leitores. Em 2000, com o sucesso alcançado, nasceu a 1ª Jornadinha Nacional de Literatura, voltada para o público infantil.
Na última edição da Jornada, entre os dias 26 e 29 de agosto deste ano, o evento contou com cerca de 20 mil participantes - 11 mil deles de crianças e adolescentes -, com 229 escritores, artistas e intelectuais, reunidos em torno do tema Vozes do Terceiro Milênio: A Arte da Inclusão. Paralelamente à programação da Jornada, foi divulgado o resultado do 8º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães - parceria da UPF e do Instituto Estadual do Livro - e do 3º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura, que concedeu R$ 100 mil ao romance O Riso da Agonia, de Plínio Cabral. A professora Tania Rösing, grande responsável pelo sucesso da Jornada, tem recebido várias distinções, como a medalha do Mérito Farroupilha, da Assembléia Legislativa. É uma das concorrentes ao Prêmio Cláudia 2003.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.