Nascido em Videira, no Estado de Santa Catarina, em 25 de setembro de 1932, tornado cidadão honorário de Porto Alegre em 2002, Donaldo Schüler é intelectual dos mais respeitados do país. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (USP), Donaldo Schüler lecionou Literatura Brasileira, Teoria Literária e Língua e Literatura Grega por mais de 30 anos na UFRGS. Ensaísta, poeta e ficcionista premiado - inclusive com incursões pela literatura infanto-juvenil -, Donaldo é autor de obras como A Poesia no Rio Grande do Sul, Na Conquista do Brasil, Faustino, Martim Fera e O Astronauta. Como tradutor, Schüler assina as versões para o português de Antígona e Sete Contra Tebas, entre outros.
Motivado pelo movimento concretista, mais especificamente pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos - que nos anos 60 publicaram o Panaroma, revista com traduções de excertos de Finnegans Wake, do irlandês James Joyce -, Donaldo Schüler decidiu iniciar, em 1999, a tradução do romance dividido em quatro partes e em 17 capítulos, considerado uma das obras mais revolucionárias e extraordinárias da literatura do Ocidente. Com a publicação do quarto volume de Finnícius Revém neste ano, depois de intenso trabalho com dedicação exclusiva, Donaldo deu por concluída sua tarefa. Valendo-se de sua sólida formação erudita, o tradutor recriou integralmente em língua portuguesa o monumental périplo onírico de Joyce. Antes do Brasil, apenas França, Alemanha e Japão contavam com versões completas da obra.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.