Armindo Trevisan
Escritor, poeta, filósofo, professor, crítico de arte. Armindo Trevisan é autor de mais de 15 livros, publicados no Brasil e no exterior. Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1933, teve passagem pela vida acadêmica na Suíça, México, França, Espanha e Portugal. Recebeu diversas premiações em toda a sua carreira. Foi escolhido Patrono da 47ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre.
• Saiba mais
Frei Rovílio
Rovílio Costa nasceu em Veranópolis, em 1934. Licenciado em Filosofia, Pedagogia, Antropologia Cultural e mestre em Educação. É integrante do Instituto Histórico de São Leopoldo, da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo. Dentre outras distinções, recebeu a Medalha Simões Lopes Neto, o Prêmio Literário Erico Verissimo, foi escolhido Amigo do Livro de 1996 e é Cidadão Honorário da capital gaúcha. É titular do Acervo das Etnias do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. É autor de mais de 20 livros publicados, todos voltados para a temática religiosa e sobre a formação étnica do Estado. Seu grande trabalho, no entanto, está na publicação de mais de 2,6 mil edições, com 2,4 mil títulos, envolvendo mais de três mil autores. Ocupa boa parte do tempo montando e organizando os acervos históricos em dezenas de municípios em todo o Estado.
• Saiba mais
Luiz Antonio de Assis Brasil
Luiz Antonio de Assis Brasil é gaúcho de Porto Alegre, onde reside até hoje. Doutor em Letras, foi acadêmico visitante em universidades nos Estados Unidos e na Inglaterra. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde ministra também a Oficina de Criação Literária do Curso de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS, a mais antiga ainda em atividade no país. Seu romance de estréia foi Um Quarto de Légua em Quadro. Publicou mais de 15 livros, entre eles Cães da Província, que recebeu o Prêmio Literário Nacional do Instituto Nacional do Livro, Senhores do Século, escolhido como obra do ano no Prêmio Açorianos de Literatura, e O Pintor de Retratos, que recebeu o prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional.
• Saiba mais
Política de Incentivo à Leitura de Morro Reuter
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Morro Reuter há muito vem investindo na política de incentivo à leitura, com projetos voltados para a literatura. Entre eles, destaca-se a Feira do Livro, o maior evento cultural do município. Chamam atenção também o Obelisco de Livros, localizado na entrada da cidade; a Serenata do Livro, quando a Banda Municipal percorre os bairros da cidade solicitando doações de livros, e a Leitura Compartilhada, momento em que os funcionários públicos podem se dedicar à leitura. Há também os projetos Biblioteca na Escola, organização e inauguração de bibliotecas em todas as escolas da rede municipal de ensino, e o Amando Alfabetizar, um programa de alfabetização à domicílio. Outra curiosidade única em Morro Reuter é o Vale-Livro, bônus que pode ser empregado na aquisição de livros e que é disponibilizado aos alunos e educadores locais.
• Saiba mais
Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS
O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS vem, desde os anos 70, desenvolvendo trabalhos de pesquisa dedicados à recuperação de textos raros e esquecidos da literatura gaúcha. Essa iniciativa resultou em várias reedições atualizadas de autores do século XIX. Nos anos 80, esse projeto foi expandido no intuito de abrigar o legado de importantes nomes da literatura gaúcha. O primeiro foi Erico Verissimo, e hoje o Centro de Memória Literária da PUCRS já conta com os acervos de dez escritores, entre eles Josué Guimarães, Dyonélio Machado, Simões Lopes Neto e Mário Quintana. Em 1985, teve início a Oficina de Criação Literária, em atividade até hoje e ministrada pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
• Saiba mais
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.