clicRBS
Nova busca - outros

Feira do Livro em Braille
Vencedor na categoria votação popular

divulgação

A Feira do Livro em Braille é decorrente natural dos projetosTranscrevendo Autores Gaúchos e Letras Infantis em Braille, que buscam oferecer subsídios e alternativas de leituras, proporcionando às pessoas com deficiência visual o acesso à cultura e à informação, para que assim possam estar em igualdade de condições e conquistas, para sua independência e autonomia como qualquer cidadão, uma vez que a Escola Estadual Conêgo Paulo de Nadal, desde 1995, oferece atendimento especializado e sistemático aos alunos cegos e com baixa-visão, através de sua Sala de Recursos para Deficientes Visuais.

Em 1995, uma professora de Língua Portuguesa da escola solicitou aos alunos da 8ª série a leitura de algumas obras. Nesta turma havia dois alunos cegos e não havia nenhum destes títulos em Braille. Os alunos queriam lerO Quatrilho e então, com a autorização do autor e editora, a obra foi transcrita. A partir desta experiência, por solicitação dos alunos e pela carência de obras contemporâneas, a escola acrescentou outros títulos ao Projeto Transcrevendo Autores Gaúchos, como Manhã Transfigurada, de Luiz Antonio de Assis Brasil, Os ossos da Noiva, de Charles Kiefer, O nariz e outras histórias, de Luis Fernando Verissimo,Os Farrapos, de Carlos Urbim, e A outra história de Rapunzel, de Paula Mastroberti, entre outros. Outro projeto desenvolvido pela escola é o Projeto Letras Infantis em Braille que conta com mais de 30 títulos, sendo que alguns são ilustrados, com materiais apropriados ao deficiente visual, como forma de resgatar sua auto-estima, sua inclusão e preparação para outras leituras como mapas, gráficos, etc.

Em 2003, a escola foi contemplada com uma impressora braille, doada pela Organização Nacional de Cegos da Espanha (Once), organização esta que se sensibilizou com suas iniciativas de inclusão social, ao proporcionar aos deficientes visuais o acesso à cultura e à informação. Com a chegada da impressora braille, foi possível organizar a 1ª Feira do Livro em Braille, tendo como primeiro patrono Carlos Urbim, seguido por Julio Conte e neste ano de 2005, Paula Mastroberti. A 3ª Feira do Livro em Braille, realizada de 30 de agosto a 1º de setembro deste ano, com o lema Ver e fazer ver com palavras, aconteceu junto com a feira do livro da escola, onde lançaram em Braille oito títulos. Já foram transcritos em Braille mais de 50 títulos dos 23 autores que participaram de projetos proporcionados pela escola, o que possibilitou às pessoas com deficiência visual o acesso ao maravilhoso mundo das letras.

Veja outros finalistas de 2005

 
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.