clicRBS
Nova busca - outros

Centenário Erico Verissimo
Acervo Literário Erico Verissimo

O Acervo Literário Erico Verissimo (ALEV)foi criado em 1982, por convite de Mafalda Volpe Verissimo. Dez anos depois de sua fundação, em 1992, foi constituída a Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo, entidade jurídica que recebeu a propriedade literária da documentação legada pelo autor deO Tempo e o Vento, resguardados dos direitos autorais dos herdeiros, sob a presidência de Luis Fernando Verissimo.

Com a coordenação da professora e doutora Maria da Glória Bordini, a instituição abrange 15 classes de itens, num total de cerca de 13 mil documentos. Uma equipe de cinco bolsistas, entre estudantes de graduação, mestrado e doutorado, trabalha na conservação e na atualização dos catálogos e auxilia pesquisadores provenientes de universidades nacionais e estrangeiras na consulta dos documentos, que são utilizados como fontes na produção de dissertações e teses, de livros e de programas para a mídia.

A organização do material deixado pelo escritor possibilitou também a publicação de textos inéditos, como a tradução da história literária escrita por Erico Verissimo nos Estados Unidos. No decorrer dos 23 anos de atuação junto à comunidade acadêmica e ao público em geral, objetivando difundir a obra do escritor, o Acervo Literário organizou uma série de exposições públicas, dentre as quais merece destaque a Exposição Erico Verissimo – Retratos da Vida Inteira, realizada no Margs, que integra o conjunto de atividades planejadas pela instituição para comemorar o centenário do escritor. A realização de reuniões científicas, tratando da obra de Erico Verissimo, também foi um meio encontrado para a divulgação de sua obra, bem como do trabalho de pesquisa produzido pelo Acervo. Independentemente dos Encontros Nacionais de Acervos Literários Brasileiros, realizados a cada dois anos, vêm sendo oferecidos, desde 1995, seminários e workshops sobre a produção de Erico Verissimo.

No ano corrente, realizou-se o Seminário Internacional Erico Verissimo – Retratos da Vida Inteira, sob curadoria da professora doutora Regina Zilberman, contando com nomes como de Carlos Heitor Cony, Luis Fernando Verissimo e Lya Luft, entre outros. Em virtude de sua atuação constante na preservação, estudo e difusão da imagem e da obra do autor deO Tempo e o Vento, o Acervo Literário de Erico Verissimo é hoje reconhecido internacionalmente como o melhor centro de referências sobre o escritor. Seu trabalho no campo da memória literária reflete-se também sobre a identidade cultural do Rio Grande do Sul, ao manter viva e circulante uma das obras de literatura brasileira que a mais caracteriza.

Veja outros finalistas de 2005

 
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.