| 24/10/2005 16h16min
Mesmo sendo presença certa nas convocações do técnico Carlos Alberto Parreira, o volante Emerson, do Juventus, ainda não se considera garantido na Copa de 2006, na Alemanha. Segundo o jogador, tudo pode acontecer até a lista final do treinador brasileiro. O atleta salientou que continuará trabalhando para garantir sua vaga.
Conforme o site globoesporte.com, Emerson disse que o clima na Seleção brasileira é muito bom e isso ajuda o técnico Parreira na armação do seu esquema ideal.
Quando estava no Grêmio, o jogador atuava como armador. Porém, desde que começou a vestir a camisa da Seleção em 1998, o seu estilo de jogo mudou. Segundo ele, o responsável por isso foi Wanderlei Luxemburgo que o colocou em outras funções no meio-campo em uma Copa América. O volante declarou que gosta de jogar em sua posição e que, hoje, é muito raro haver jogadores que gostam de marcar.
Sobre o Campeonato Brasileiro, Emerson destacou que o Inter está fazendo um grande campeonato, mas ele acredita que o grande favorito é o Corinthians.