» visite o site do RuralBR

 | 14/10/2005 22h28min

Tricolor perde e deixa escapar a liderança do grupo

Time de Mano Menezes terá de decidir fora de casa retorno à Série A

O Grêmio terá de decidir fora de casa o retorno para a Série A. Na noite desta sexta, o time do técnico Mano Menezes foi derrotado por 2 a 0 pelo Santo André, no Olímpico, e perdeu a liderança do Grupo A para o Santa Cruz, que goleou o Avaí por 5 a 1, no Arruda. Com a derrota, o Tricolor terá de iniciar o quadrangular final dentro de casa, provavelmente contra o Náutico. Rodrigão e Sandro Gaúcho marcaram para do time do ABC paulista.

Mas o pior de uma noite para se esquecer não foi a derrota ou a perda da liderança. Sandro, um dos quatro titulares que não foram poupados por Mano Menezes, foi expulso aos 21 minutos do segundo tempo, depois de dar uma cotovelada no atacante Rodrigão. Considerado um dos principais jogadores do time, o volante é desfalque confirmado para a estréia na fase decisiva.

– Fiz m... – reconheceu o capitão gremista ao deixar o gramado.

Com um time completamente descaracterizado, o Grêmio foi dominado durante toda a primeira etapa. Sandro e Nunes não conseguiram levar vantagem sobre o meia Marco Antônio e o atacante Rodrigão, recuado para o meio-campo. Marco Aurélio e Beausejour, responsáveis pelo setor de articulação, nada produziram até serem substituídos.

Já o Santo André, que precisava golear por quatro gols de diferença e ainda torcer por uma derrota do Santa Cruz, se atirou para o ataque desde os minutos iniciais. Aos 22, o time de Sérgio Soares poderia ter aberto o placar caso o árbitro Elvécio Zequetto tivesse marcado pênalti de Patrício. Mas o gol não tardaria. Aos 39, Rodrigão chutou da entrada da área, a bola desviou em Marcelo Oliveira e entrou no canto direito de Galatto.

Na segunda etapa, Mano sacou Marco Aurélio e Beausejour para colocar Glauber e Marcel, respectivamente. O Grêmio melhorou um pouco, tanto que teve a sua primeira chance para marcar, aos nove minutos. Depois de um cruzamento da direita, Lipatin errou uma bicicleta e a bola sobrou para Tiago Prado. Embaixo das traves, o zagueiro foi pego de surpresa e chutou por cima.

Com a expulsão de Sandro, Mano teve de recompor o sistema defensivo tirando o atacante Ricardinho e promovendo a estréia do volante Lucas, do time júnior. O Grêmio, que a essa altura já perdia por 2 a 0, criou mais algumas chances, mas sem muita objetividade. Aos 16 minutos, Lipatin, que retornou ao time depois de um mês afastado, obrigou o goleiro Júlio César a trabalhar.

Um minuto depois, no entanto, o Santo André chegou ao segundo gol. Marco Antônio cobrou falta da direita, Sandro Gaúcho se livrou da marcação de Marcelo Oliveira e Tiago Prado e cabeceou com precisão, sem chances para Galatto. Foi a gota d’água para a torcida, que foi ao estádio ajudar o time a garantir a primeira posição e acabou voltando para casa preocupada.

MÁRCIO RAMOS LUIZ

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS