» visite o site do RuralBR

 | 03/10/2005 11h47min

Polícia abre inquérito para investigar atitudes de PMs no Beira-Rio

Ministério Público Estadual analisará as imagens para verificar abusos

Um dia depois do tumulto entre torcedores e brigadianos no Estádio Beira-Rio, as causas e os culpados ainda são procurados. A 20ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre instaurou um inquérito para apurar se houve abuso de autoridade contra os torcedores do Inter, após a partida de ontem contra o Fluminense, no Beira-Rio.

O comandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Airton Carlos da Costa, admitiu que houve mau uso das bombas de efeito moral e gás lacrimogênio e afirma que a atitude vai ser investigada.

– Vai ser feito um inquérito para apurar detalhadamente o uso destes recursos, que são recursos não letais, mas que têm que ter o devido cuidado, evidentemente, no seu uso – afirmou o coronel.

O coronel Costa ainda rechaçou a justificativa de excesso de trabalho dada pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados, Leonel Lucas. O coronel Costa afirma que a Constituição é respeitada com uma folga a cada sete dias e 40 horas semanais.

– É uma avaliação que não procede, porque a Brigada Militar respeita a carga horária dos servidores e o fato de trabalhar num sábado e num domingo é em função da folga. A Brigada trabalha de domingo a domingo e a folga nem sempre coincide num final de semana – afirmou o coronel Costa.

O Ministério Público Estadual também irá participar da investigação. A instituição anunciou que irá requisitar as fitas gravadas  para analisar as imagens, a fim de apurar se houve abuso por parte da Brigada Militar. Segundo o sub-procurador geral, Mauro Renner, os promotores Marcos Centeno e Gilberto Luís de Azevedo e Souza deverão acompanhar o caso de perto.

– Estaremos requisitando as imagens das emissoras que estavam televisionando o jogo para poder responsabilizar a quem, de fato, mereça – afirmou Renner em entrevista cncedida ao programa Faixa Especial, da Rádio Gaúcha, ainda na noite de ontem.

Após o tumulto de ontem, o governador em exercício, Antônio Holhfeldt, afastou o major Nelson Minuzzi do comando de operações dos jogos de futebol. O Comando da Brigada Militar está reunido e avaliando as imagens de ontem e novos afastamentos podem ser anunciados ainda hoje.

RÁDIO GAÚCHA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS