» visite o site do RuralBR

 | 01/10/2005 11h36min

Laudo aponta que sindicalista foi vítima de asfixia

Manifestantes dizem que policiais agrediram Jair Antônio da Costa

O laudo do Departamento Médico Legal apontou que o sindicalista Jair Antônio da Costa, de 31 anos, morreu por asfixia mecânica, seguida de contusão hemorrágica na laringe e traumatismo cervical. O resultado da necropsia será encaminhado para a Polícia Civil.

O subcomandante da Brigada, Wilson Pinto de Oliveira, informou que foi aberto um inquérito para apurar responsabilidades. Antes da conclusão da investigação, a Brigada Militar afastou cinco pessoas de suas funções – três responsáveis pelo policiamento de rua de Sapiranga e dois policiais rodoviários que participaram do transporte do manifestante.

Costa morreu no final da tarde de ontem, em Sapiranga, após confronto de manifestantes da categoria com policiais militares no km 28 da estrada que liga o município a Estância Velha (RS-239), sob o Viaduto Presidente Kennedy. Por volta das 18h, Jair Antônio da Costa, representante do Sindicato dos Sapateiros de Igrejinha, chegou ao Hospital Sapiranga em um veículo da Brigada Militar (BM) com parada cardiorrespiratória. Uma equipe de médicos e enfermeiros tentou por mais de uma hora a reanimação, sem sucesso. 

A confusão ocorreu quando os trabalhadores já estavam se dispersando, pouco antes das 18h. Costa foi imobilizado por PMs e acabou desfalecendo. Segundo os manifestantes, a vítima foi agredida, asfixiada com um cacetete e algemada. O comandante do 32º Batalhão da Brigada Militar, com sede em Sapiranga, tenente-coronel José Paulo da Silva, o caso está sendo apurado.

O protesto dos cerca de 2 mil sapateiros de Sapiranga, Rolante, Campo Bom, Novo Hamburgo e Igrejinha se iniciou por volta das 17h, conforme combinado entre os representantes da categoria e a BM, para garantir o fluxo de veículos no local e a segurança dos próprios manifestantes. O motivo são os 13 mil postos de trabalho no setor coureiro-calçadista da região desde o início do ano. Também participavam do protesto representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os deputados federais Marco Maia e Tarcísio Zimmermann (PT).

FERNANDO ZANUZO/RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS