| 28/08/2005 20h24min
Jogando na Vila Belmiro, o Santos bateu o Coritiba por 2 a 0 na tarde deste domingo e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro graças ao empate entre Corinthians e Botafogo. Com o resultado, a equipe chegou aos 42 pontos e está um ponto à frente do segundo colocado, o Goiás. Já o time paranaense permanece com 32 pontos e ocupa a 13ª posição.
Os gols da partida foram marcados pelo garoto Geílson, que atuou com a camisa 7 que era de Robinho. Agora, na próxima rodada, o time comandado pelo técnico Gallo vai ao Paraná enfrentar o Atlético-PR no feriado de 7 de setembro, enquanto o Coritiba encara o Palmeiras, no mesmo dia, no Palestra Itália.
Mesmo sem seu grande astro, negociado com o Real Madrid, o Santos dominou o primeiro tempo da partida. Com o garoto Geílson inspirado, a equipe alvinegra tentava quebrar a retranca do Coritiba na base do toque de bola. Aos três minutos, o peixe teve boa chance de marcar com Ricardinho, em cobrança de falta. Mas o goleiro Douglas mergulhou e salvou a equipe paranaense.
No lance seguinte, o coxa tentou dar o troco com Rodrigo Mancha, que chutou forte de fora da área e a bola passou à esquerda da meta de Saulo. Melhor em campo, o Santos chegou ao gol aos sete minutos: o meia Ricardinho cruzou bem, o goleiro adversário não alcançou e Geílson abriu o placar.
O gol alvinegro desestruturou a defesa do Coritiba, que pouco tempo depois levou o segundo após novo cruzamento na área, desta vez Wendell foi quem mandou, na medida, para Geílson tocar de contrapé e ampliar a vantagem aos 20 minutos. Com o segundo gol, o time santista desacelerou o ritmo, mas a equipe alviverde não soube aproveitar as situações de gol e foi para o intervalo com parcialmente derrotado.
Na etapa final, o Coritiba voltou melhor e quase diminuiu aos nove minutos. Jackson limpou bem a jogada, chutou forte de esquerda e a bola saiu por cima do gol. Aos 11, Ricardinho, do coxa, fez boa jogada individual, mas perdeu a bola para a defesa santista.
Preocupado com a queda de rendimento de sua equipe, Gallo colocou Basílio no lugar de Douglas no ataque. Mesmo assim, o time de Curitiba é quem teve as melhores chance de marcar. Aos 37 minutos, Jackson cruzou, Luís Alberto desviou mal e a bola tocou no travessão. No minuto seguinte, Jackson, mais uma vez, cruzou bem, mas o goleiro Saulo mergulhou para afastar o perigo na área alvinegra.
Apesar de todo ímpeto, o time paranaense não conseguiu diminuir a vantagem e manteve-se na zona intermediária da tabela, enquanto o alvinegro da Baixada assumiu a liderança do Nacional.
AGÊNCIA PLACAR