| 22/12/2001 21h05min
Com o campeão Paysandu já comemorando a ascenção, a segunda vaga em disputa na Série B para a primeira divisão do Brasileirão em 2002 deve ser decidida na Justiça entre Caxias e Figueirense. A equipe gaúcha, que precisava apenas de um empate, foi derrotada neste sábado em Florianópolis pelo alvinegro catarinense por 1 a 0. Entretanto, a afobação dos torcedores em comemorar a volta à elite do futebol brasileiro pode acabar custando a vaga ao Figueirense.
A dois minutos do final do jogo, a torcida invadiu o campo do Estádio Orlando Scarpelli, obrigando o juiz Alfredo Loebeling a suspender o jogo por falta de segurança. De acordo com o regulamento da competição, quando isso acontece por explícita interferência da torcida do time da casa, é concedida a vitória ao time visitante por 1 a 0 – o que permitiria ao Caxias comemorar a disputa da Série A em 2002.
Pouco antes da partida deste sábado, a Federação Catarinense de Futebol já havia iniciado o debate judicial ao ameaçar ingressar com ação no STJD contra o Caxias. O motivo da revolta catarinense seria o cai-cai dos jogadores do Caxias na partida vencida por 1 a 0 pelo Avaí, dia 14 de dezembro, no Estádio da Ressacada.