| 31/07/2005 17h58min
Superior durante a maior parte da partida, o Inter merecia ter vencido a Ponte Preta na tarde deste domingo, em Campinas, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Não tivesse marcado bobeira em uma cobrança de escanteio da Ponte, aos 46 minutos do segundo tempo, o colorado teria batido fora de casa o líder da competição. Mas o resultado não chega a ser ruim: o Inter chega aos 29 pontos e permanece na terceira colocação, atrás apenas de Corinthians e da própria Ponte Preta, que somou o seu 33º ponto e segue na liderança.
Apoiada pela sua torcida, que compareceu em bom número ao Estádio Moisés Lucarelli, a Ponte Preta tomou a iniciativa da partida nos primeiros minutos. O time de Campinas, no entanto, esbarrou em uma defesa sólida, bem orientada pelo técnico Muricy Ramalho. Índio, Wilson e Edinho quase sempre levaram vantagem sobre os atacantes da macaca. Logo em seguida, o Inter equilibrou o confronto, exercendo uma marcação eficiente na saída de bola do adversário e encaixando algumas jogadas de contra-ataque.
Mas apesar de ter maior volume de jogo, o colorado demorou para criar chances reais de gol. Mais da metade do primeiro tempo, as jogadas de ataque coloradas se limitaram basicamente a cruzamentos ou cobranças de escanteio, quase sempre infrutíferas. Em uma delas, no entanto, o Inter quase abriu o placar. Aos 24 minutos, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão, ao seu estilo, cabeceou com violência no travessão do goleiro Lauro, que já estava batido.
Na segunda etapa, a Ponte ameaçou esboçar uma reação, mas o panorama não se alterou. O Inter seguiu melhor e criava várias ocasiões de gol. Entretanto, os atacantes colorados voltaram a cometer os mesmos erros de finalização que apresentaram nas derrotas para Goiás e Paraná. Aos 23 minutos, Élder Granja fez ótima jogada pelo lado direito e cruzou na medida para Rafael Sobis. O atacante dominou dentro da grande área, se livrou do zagueiro e chutou por cima.
Quando a partida já se encaminha para o final e o empate parecia inevitável, o Inter abriu o placar. Aos 44 minutos, Élder Granja cruzou da direita e Fernandão escorou de cabeça para Sobis. O atacante colorado desta vez não errou o arremate e fuzilou o goleiro Lauro. Mas o colorado não teve muito tempo para comemorar. Dois minutos depois, a defesa marcou bobeira em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Rafael Santos subiu mais que todos e cabeceou com precisão para empatar.