» visite o site do RuralBR

 | 24/07/2005 17h54min

Tricolor arranca empate diante do União Barbarense

Gol de cabeça do zagueiro Pereira evitou a derrota no interior paulista

O Grêmio teve medo de ganhar. O time armado defensivamente por Mano Menezes ficou em um empate sofrido de 1 a 1 diante do União Barbarense na tarde deste domingo, em Santa Bárbara D´Oeste, interior de São Paulo. Gilson Batata marcou para o time da casa no primeiro tempo. O tricolor, que ainda teve Anderson expulso no final da etapa, só foi empatar nos 45 minutos finais com um gol de cabeça do zagueiro Pereira.

Mano Menezes mandou a campo um time recuado, deixando o União entrar no campo de defesa tricolor, em vez de buscar a marcação na saída de bola do adversário. O que poderia ter funcionado na teoria foi por água na prática. Além da baixa qualidade técnica do primeiro tempo, o Grêmio mal chegou a assustar o goleiro Neneca. No total foram apenas três chutes na primeira etapa, todos para fora.

O União Barbarense forçou as jogadas pela direita, nas costas de Raone. E aos 32 minutos obteve resultado. Depois de cruzamento na área, a bola sobrou para Adãozinho, que chutou a gol. A bola caiu nos pés de Gilson Batata, que só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol.

A situação do Grêmio ainda piorou no final do primeiro tempo, quando Anderson, que pouco fez enquanto esteve em campo, recebeu cartão vermelho ao arremessar a bola no rosto de um adversário após sofrer falta.

E foi na segunda etapa que o tricolor demonstrou maior volume de jogo e sua superioridade técnica. Mas aí o time estava com 10 homens em campo e com a desvantagem no marcador. A mudança fundamental foi se desfazer de um dos três volantes: Pedrinho, Sandro ou Jeovânio. O sacrificado foi Jeovânio para o ingresso de Pedro Júnior. O atacante deu mais mobilidade no ataque e na combinação de jogadas com Marcel.

Mas foi de um defensor o gol de empate do Grêmio na partida. Depois de um longo lançamento na área do União, o zagueiro Pereira subiu mais que a defesa adversária e cabeceou no canto esquerdo do gol de Neneca, que só observou a bola morrer no fundo da rede.

Marcel ainda desperdiçou oportunidades e levou Mano Menezes à beira da loucura na casamata. Ele mandou um chute no travessão aos 37 minutos e perdeu a oportunidade de virar o jogo. Nos minutos finais, o Grêmio quis garantir o empate mesmo com o domínio do jogo e deixou o campo com pelo menos um ponto conquistado fora de casa.

JULIANO SCHÜLER

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS