| 15/07/2005 19h35min
Não resta outra alternativa ao Grêmio. Se quiser permanecer entre os oito primeiros colocados na Série B, a equipe do técnico Mano Menezes precisa vencer o Sport neste sábado, às 16h, na Ilha do Retiro. Um mau resultado diante do time pernambucano pode não só retirar o tricolor da zona de classificação como também colocá-lo perigosamente próximo da zona de descenso. A diferença que separa o tricolor do Paulista, melhor colocado entre os times em situação de rebaixamento, é de apenas quatros pontos.
Tanto Grêmio quanto Sport somam 18 pontos na tabela de classificação. A equipe pernambucana, porém, leva vantagem no saldo de gols (4 contra -2) e ocupa a sexta posição, enquanto o tricolor é o oitavo. Outra semelhança entre os dois times é que ambos encaram a partida como uma oportunidade para se reerguer na competição. Na última rodada, o Grêmio foi derrotado por 2 a 1 pelo Vitória em pleno Estádio Olímpico, enquanto o Sport amargou uma goleada por 3 a 0 para o Avaí, em Florianópolis.
Para tentar garantir os três pontos fora de casa, o técnico Mano Menezes iniciará a partida com uma formação mais defensiva. O treinador confirmou o esquema tático com cinco jogadores no meio-campo e apenas um atacante. Mano espera, com isso, conter os avanços do Sport e aproveitar os espaços para sair no contra-ataque. O técnico só não definiu ainda quem entrará na vaga de Bruno, que sofreu lesão no quadril e não viajou a Recife. Gustavo e Raone disputam a posição.
Além dessa alteração, serão mais quatro as mudanças em relação ao time que iniciou a partida na última rodada. O zagueiro Pereira e o volante Pedrinho entram, respectivamente, no lugar de Marcelo Oliveira e Nunes, que cumprem suspensão automática por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Marcelo, ex-Juventude, fará a sua estréia com a camisa tricolor. Na frente, o técnico barrou Fábio Bala e Pedro Júnior e optou por Samuel.
No lado do Sport, o time já está escalado pelo técnico Zé Teodoro. A única ausência é a do atacante Vinícius, que não participou dos últimos treinamentos e foi vetado pelo departamento médico. Adriano Chuva, ex-Grêmio, será o substituto. A exemplo deste, o restante da equipe também conta com rostos conhecidos do torcedor gremista. Além do volante Marcus Vinícius, que estreará no Sport contra o seu ex-clube, o meia Cleiton Xavier, ex-Inter, está confirmado. O volante Leanderson, ex-Grêmio, se recupera de uma fratura no pé.