| 11/06/2005 13h56min
O técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, disse neste sábado, dia 11, que o campeão espanhol não está planejando fazer nenhuma grande contratação para a próxima temporada. O Barcelona terminou no mês passado uma espera de seis anos pelo título do Campeonato Espanhol, o 17º da história do clube catalão. No entanto, sua campanha na Copa dos Campeões foi interrompida após ser eliminado pelo Chelsea nas quartas-de-final. O clube ganhou a competição européia apenas uma vez, em 1992, mas Rijkaard não está pretendendo fazer mudanças no seu elenco de jogadores.
– Esta é uma questão complicada – disse o holandês aos jornalistas em Tóquio depois que sua equipe chegou ao Japão para uma excursão de encerramento da temporada. – Perder nas quartas-de-final da Copa dos Campeões foi uma grande experiência e uma grande lição para os jogadores. Eles podem melhorar. Isto não significa que precisamos comprar novos jogadores.
O Barcelona reforçou seu elenco ao contratar o holandês Mark van Bommel, do PSV Eindhoven, e o atacante espanhol do Athletic de Bilbao, Santi Ezquerro. O presidente do clube, Joan Laporta, negou esta semana o interesse pelo atacante do Arsenal Thierry Henry, em troca do camaronês Samuel Eto'o.
– Sempre se fala sobre a contratação desse ou daquele jogador – disse Rijkaard. – Mas com a experiência que ganharam contra o Chelsea, os jogadores saberão como enfrentar estas grandes partidas de uma maneira efetiva.
O Barcelona vai enfrentar o campeão japonês Yokohama Marinos no domingo, e o Urawa Reds, na quarta-feira. Estão fora da excursão o capitão Carles Puyol e o volante italiano Demetrio Albertini, machucados, além dos brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Belletti e do mexicano Rafael Márquez, que estão servindo as seleções dos seus respectivos países.
O atacante sueco Henrik Larsson, que perdeu a maior parte da temporada por causa de uma cirurgia no joelho, quer aproveitar a viagem para entrar em forma e recuperar o ritmo de jogo.
– É uma boa oportunidade para eu poder jogar mais um pouco depois da lesão – disse Larsson. – Para mim é perfeito.
As informações são da agência Reuters.