» visite o site do RuralBR

 | 07/06/2005 12h50min

Dunga: Contra a Argentina não existe amistoso

Capitão do tetra brasileiro participou de entrevista online no clicRBS

Brasil x Argentina sempre é um jogo cercado de muita expectativa. Às vésperas do maior clássico do futebol sul-americano, Dunga, o capitão do tetra, participou de entrevista online no clicRBS, e falou um pouco sobre o jogo, que mobiliza duas nações em torno da rivalidade.

Questionado sobre o clima para a partida, classificado pelo técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, como “amistoso de luxo”, Dunga afirmou que a intenção do treinador poderia ser desvirtuar a atenção do adversário, tirar um pouco os holofotes de cima do Brasil, que está sendo colocada como uma "seleção dos sonhos".

– Contra a Argentina não existe amistoso. A equipe que vence tem maior tranqüilidade para trabalhar. A que perde tem polêmica – avaliou Dunga.

Para Dunga, o jogo pode ser tratado, inclusive, como uma final de Copa do Mundo.

– O mundo todo vai estar olhando. Todo jogador gostaria de participar – considera.

Sobre o corte de Ronaldo da Copa das Confederações e também das Eliminatórias, Dunga corrobora com a decisão de Parreira, afinal, por tudo que o atacante do Real Madrid está passando, necessitava de repouso. Além disso, a pausa fará com que ele repense os seus projetos.

Dunga, ex-jogador do Inter e torcedor colorado, garantiu que acompanha a participação do time gaúcho no Brasileirão. Ele aproveitou a oportunidade e parabenizou a diretoria do Inter pela organização no jogo da Seleção com o Paraguai, no último domingo, bem como pelas condições do Beira-Rio.

Quanto ao co-irmão gaúcho, Dunga alertou que com o atual futebol e sem planejameto, dificilmente voltará à Série A do Brasileirão.

– O Grêmio falou que o Campeonato Gaúcho não interessava, que a Copa do Brasil não interessava depois de três, quatro meses ainda não tem um time para jogar o campeonato da segunda divisão, desperdiçou três meses do ano sem se preparar. Aí fica difícil – avaliou.

No entanto, recomendou aos gremistas que não desistam jamais que devem estar em todos os momentos ao lado de seu time. Para os colorados, pediu continuem incentivando seu time para ser campeão brasileiro.

Confira a íntegra do chat:

tamy fala para Dunga: é uma alegria teclar com um astro da bola

Marcelo - Sapucaia pergunta para todos: Dunga, a seleção brasileira já teve um time tido como dos sonhos em 82, essa nossa seleção de 2005 pode ser considerada melhor que aquela, lógico guardadas as devidas proporções.Já que tem muito talento como a de 82 e na minha opinião tem mais força que aquela?

Dunga fala para todos: Para mim a melhor é aquela que vence. 82 no meu modo de ver não foi a melhor porque não venceu nenhuma Copa do Mundo, Copa América, nenhum torneio oficial. Venceu só jogos amistosos, sem pressão. Já esta Seleção de agora é habituada a vencer jogos difíceis. Em 82 tinha os melhores jogadores individualmente, mas não era o coletivo, um time.

Mariane Hahn fala para Dunga: Bom dia, Dunga! É um prazer tê-lo conosco. O técnico Parreira classificou a partida com a Argentina como um amistoso de luxo, já que as duas seleções estão praticamente classificadas para a Copa da Alemanha. Na sua opinião, mesmo nestas circunstâncias, se pode considerar um Brasil x Argentina um amistoso?

Dunga fala para todos: O professor Parreira falou dessa forma para tentar desvirtuar um pouco a atenção da Argentina, já que todo mundo está colocando o Brasil como a melhor seleção, a seleção do sonho. Só que contra a Argentina não existe amistoso. A equipe que vence tem maior tranqüilidade para trabalhar. A que perde tem polêmica.

Gabriel_Schulte fala para Dunga: Bom dia DUNGA, olha só não achas que essa copa de 2006 poderá será igual a de 98??? Pois em 94 fomos meio que mal nas eliminatórias chegamos lá e ganhamos, ai em 98 éramos favoritos e acabamos caindo e na de 2002 foi a mesma coisa estávamos numa crise ganhamos... será que isso não irá se repetir nessa copa?? excesso de favoritismo??

Fabricio Bianchi fala para Dunga: Viva nosso Capitão

Fabricio Bianchi fala para Dunga: Dunga quais são teus projetos hoje? o que tu faz fora das 4 linhas?

Dunga fala para todos: Eu sou supervisor técnico do Jubilo Iwata e sou representante de um grupo de acionista do Queens Park Ranger, time da Inglaterra e tenho o Instituto Dunga que colabora com vários projetos como a Vila Restinga Olímpica, com parceria com a ACM, Tinga e vários jogadores. Hospital de Câncer Infantil, Cassemiro Bruno Kurtz, todos projetos sociais e atualmente temos feitos vários jogos com a seleção de 94, 90, 98 principalmente fora do Brasil.

Mariane Hahn fala para Dunga: E você acredita que as declarações de Pekermann de que o Brasil é o melhor do mundo são verdadeiras? Ou são apenas para deixar a Seleção Brasileira de salto alto?

Dunga fala para todos: Dunga fala para todos: Eu acredito que ele falou a verdade. Só que a declaração dele é justamente para encher o nosso ego e tentar nos surpreender. E ganhar do Brasil em qualquer circunstância é a melhor coisa do mundo.

Mariane Hahn fala para Dunga: Na sua opinião, Você acredita que há algum jogador na seleção argentina que pode surpreender o Brasil?

Dunga fala para todos: Tem o Crespo que joga no Milan e não podemos nos iludir que a Argentina não tem jogadores de qualidade e experiência internacional e a motivação da Argentina é enorme neste momento. Principalmente com o Brasil é considerada a melhor seleção do mundo.

Colorado05
fala para Dunga: Ola eterno capitão, e um prazer teclar com você, gostaria de saber se está acompanhando o internacional no brasileiro. E o que você acha do jogo de amanhã entre Brasil e Argentina, você continuai fazendo falta.

Dunga fala para todos: Jogo que o mundo todo vai estar olhando. É como a final de Copa do Mundo. Todo jogador gostaria de participar, jogar e acompanho o Inter e estou torcendo que depois de tanto tempo consiga um título e falando nisso, dar os parabéns ao presidente do Internacional que recebeu a Seleção Brasileira , nos encheu de orgulho, nós gaúchos pelas condições do estádio que nos coloca na Copa do Mundo no Brasil, ser um dos estádios com possibilidade de ter um jogo da Copa.

carol fala para todos: Dunga, como é o clima dentro de campo com os argentinos? Existe mesmo uma grande rivalidade ou a coisa é mais tranqüila por alguns jogarem juntos na Europa?

Dunga fala para todos: Há rivalidade incrível, porque os jogadores sabem o que representa esta partida e é como um Gre-Nal. Ganhar dos outros é bom. Mas ganhar da Argentina tem um sabor especial, porque é uma disputa de ver quem é o melhor país sul-americano, duas escolas diferentes.

Mariane Hahn fala para Dunga: O episódio Desábato x Grafite ainda está muito recente. Você acredita em algum ato racista dos torcedores argentinos durante o jogo?

Dunga fala para todos: Não, vai ter como é normal, chamar os brasileiros de macaquito, mas isso já faz parte da história, a imprensa argentina escreve sempre mas o importante é o que acontece dentro de campo e acaba ali. Com o final da partida termina tudo. Mas que vai ter provocação, seguro.

Catega fala para todos: Dunga, você é de Ijuí. Meu pai me disse que treinou com você quando criança. Gostaria de saber se você se lembra do Catega.

Dunga fala para todos: Lembro sim, jogamos juntos futebol amador.

Marcelo - Sapucaia pergunta para Dunga: O esporte clube cidadão é o time do coração de todos os gaúchos, parabéns Dunga

Flavio fala para todos: Dunga, tu estás participando do programa 'Joga 10'. Gostaria de saber se tens informações sobre alguns clubes que estejam de olho nos jovens talentos que por vezes são eliminados do programa. Acredito que muitos bons jogadores existam ali...

Dunga fala para todos: Agora como começa a aparecer na televisão, muitos destes meninos que foram eliminados terão oportunidade de participar de algum clube. Tem muitos bons jogadores, mas serão vistos só com a seqüência do programa. E que esses meninos nunca participaram de nenhuma escolinha, de nenhum clube. Você vão ver grandes surpresas, jogadores de talento.

Márcio fala para todos: Tu não acha um perigoso jogarmos com 4 jogadores no ataque e apenas Émerson e Zé Roberto na marcação contra a Argentina?

Dunga fala para todos: Mas todos nós brasileiros gostaríamos e criticamos os treinadores de um futebol mais ofensivo. Agora está tendo a oportunidade, logicamente tem que ter um maior equilíbrio, maior participação dos quatro jogadores de ataque porque se viu no jogo contra o Paraguai, 20 minutos do segundo tempo o Brasil com um pouco de dificuldade porque estes jogadores não retornavam mais para preencher os espaços.

tubi fala para todos: Gosto do Zé Roberto e Emerson...mas você não acha que para copa do Mundo vamos precisar de jogadores mais jovens nestas posições?

Dunga fala para todos: Depende da condição física que eles vão chegar na Copa. Com evolução da preparação física e suplementos alimentares eles não vão ter problema.

Márcio Tedesco fala para Dunga: Você tem interesse em algum dia dirigir algum clube ou seleção ???

Dunga fala para todos: Sim, é um projeto para o futuro dirigir um clube ou seleção.

Mariane Hahn fala para Dunga: Esse clube poderia ser o Inter?

Dunga fala para todos: Pode ser, mas assim como tive outros convites de times do Brasil e do exterior... Mas o meu grande sonho é ser um Meneger de clube de futebol, aproveitando minha experiência no exterior e no Brasil.

Mariane Hahn fala para Dunga: Você já jogou no Monumental de Nuñez? Como é atuar nesse estádio? O público influencia muito na partida?

Dunga fala para todos: Sim, seguramente o público incentiva muito e principalmente o argentino, que não pára de cantar 90 minutos. Mas dentro do campo é 11 contra 11.

Márcio fala para todos: Tirando o Maradona, esse time argentino é melhor ou pior do que o que venceu o Brasil em 1990?

Dunga fala para todos: Esse time é igual. O Maradonna fazia a diferença, mas comparar um time com outro é muito difícil pois as circunstâncias são diferentes.

Pablo fala para Dunga: Bom Dia. Você acha que o Tevez pode fazer a diferença no jogo desta quarta-feira, ou os ‘Rs’ vão dar show mais uma vez?

Dunga fala para todos: O Tevez é um ótimo jogador, mas sozinho será muito difícil. É mais fácil Ronaldinho Gaúcho, Cakká e Robinho fazerem a diferença.

carol fala para Dunga: Você considera Ronaldinho Gaúcho o melhor do mundo?

Dunga fala para todos: É o melhor jogador da atualidade, evoluiu muito e tem muito a melhorar, capacidade. Para mim, o melhor jogo dele foi contra o Uruguai, lá no Uruguai.

leonardo fala para todos: Dunga, você concorda com as declarações do Roberto Carlos dizendo que o Robinho é o novo Garrincha?

Dunga fala para todos: Eu não gosto de comparações, mas que o Robinho nos faz sonhar, faz o futebol arte isso seguramente sim. E vale pagar o ingresso para ver ele jogar.

Catega fala para todos: ele gostaria de revê-lo, pois está morando em São Leopoldo.

Márcio Tedesco fala para Dunga: Maus parabéns mestre, pelo exemplo de profissional dentro e fora de campo. Um grande abraço. 'Agora preciso voltar ao trabalho'. Márcio - Colorado fanático.

Mariane Hahn fala para Dunga: Ronaldo Nazário pediu para ficar de fora da Copa das Confederações, e acabou sendo cortado também das Eliminatórias. Você acha que Parreira exagerou, ou o corte foi certo? E com a formação atual da Seleção, ele teria espaço para voltar?

Dunga fala para todos: A decisão foi correta por tudo que o Ronaldo passou e está passando necessitava de repouso. Mas foi importante para dar espaço a outros jogadores e se ele voltar a jogar como sempre, tem lugar na Seleção. Essa pausa fará com que ele repense os seus projetos do futuro e volte mais motivado para a Seleção.

Fabricio Bianchi fala para Dunga: Eu costumava dizer para meus amigos que vinha da terra do Dunga, Falcão, Ronaldinho Guacho, Scollari, Emerson.... a que tu acha que se deve tantos frutos vindo de uma terra só? E por que a seleção Brasileira sempre teve gaúchos como referência em comando ou campo?

Dunga fala para todos: Os gaúchos tem uma persitência, determinação muito grande e o respeito de todos. E como diz o Hino Gaúcho, povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.

Márcio fala para todos: Quais devem ser os principais adversários do Brasil na Copa?

Dunga fala para todos: Na Copa, a principal, seguramente, a Alemanha que melhorou muito com o Klinsmann, novo treinador e a Tchecoslováquia também é complicado.

sou de ijuí fala para todos: dunga sou seu fã, também nasci na sua terra natal e me orgulho de ter visto você jogar no colorado!! Um abraço dos ijuienses para o seu filho mais ilustre.

Pablo fala para Dunga: Saindo um pouco do assunta seleção, você acha que o Grêmio ira conseguir voltar para a primeira divisão com este elenco que conta hoje?

Dunga fala para todos: Eu acho que o futebol atual se não tiver planejamento fica difícil. O Grêmio falou que o Campeonato Gaúcho não interessava, que a Copa do Brasil não interessava depois de três, quatro meses ainda não tem um time para jogar o campeonato da segunda divisão, desperdiçou três meses do ano sem se preparar. Aí fica difícil.

charles fala para Dunga: Se não der para responder minhas perguntas eu entendo, gostaria de lhe deixar um abraço, tudo de bom, sou seu fã coloradíssimo e espero que um dia faça uma partida comemorativa com ex-jogadores colorados no Beira-Rio para vê-lo mais uma vez com o manto colorado nos ombros!

Dunga fala para todos: Espero que sim, mas que possamos trazer o Tafarel e outros jogadores que fizeram parte da história do Internacional, o próprio Falcão. Conseguir reunir todos esses jogadores num único jogo.

Mariane Hahn fala para Dunga: Dunga, nós do clicRBS agradecemos a sua participação no nosso chat. Até uma próxima oportunidade.

marco_viana fala para Dunga: valeu Dunga

Dunga fala para todos: Dar os parabéns ao governo do Estado, ao Internacional, a Federação Gaúcha pela organização do jogo da Seleção que nos encheu de orgulho os gaúchos, mostrando a nossa capacidade para todo o mundo e sem dúvida a torcida gaúcha que sempre que é solicitada colabora e faz uma festa a parte, ajudando a seleção brasileira a vencer os seus jogos aqui no Rio Grande do Sul. E obrigado a todos que participaram. E que os colorados continuem incentivando seu time para ser campeão brasileiro e os gremistas que não desistam jamais que devem estar em todos os momentos ao lado de seu time. Mesmo quando as coisas parecem impossível devem incentivar e estar lado a lado não importa os jogadores, os dirigentes, importa é a história do Grêmio, por isso, para nós gaúchos apesar da rivalidade de eu ser colorado é importante para o futebol do Rio Grande do Sul que essas equipes estejam na primeira divisão. Um abraço a todos.

Sgt Carvalho Rosário fala para Dunga: um abraço dunga....!!

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS