| 27/02/2005 18h
O Grêmio conseguiu um importante resultado neste domingo, dia 27, no Gauchão. Venceu o Guarani-VA por 1 a 0 no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, e chegou aos 11 pontos. A vitória mantém o time de Hugo de León na briga por uma das vagas à próxima fase da competição. O gol foi assinalado por Somália, aos 14 minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento de Marcinho, da esquerda. Ambos entraram no jogo para a etapa complementar.
O tricolor teve um bom início de jogo, pressionando o time da casa durante os primeiros 10 minutos. Foram quatro arremates, sendo três com boas chances de gol. Depois disso, o time se desarticulou e deu chances para o Guarani-VA crescer em campo. Tirando proveito das subidas dos laterais Luiz Felipe e Tiago Prado, improvisado, a equipe de Venâncio Aires apostou nos contra-ataques pelas alas para surpreender o Grêmio.
Durante todo o primeiro tempo, o Grêmio voltou a apresentar carências na bola aérea sobre a defesa. O atacante Tiago Duarte apareceu para cabecear livre na área do Grêmio, mas o goleiro Márcio fez uma importante defesa.
Apenas aos 44 minutos o tricolor voltou a assustar. Bruno rolou para Ênio, que disparou o chute que acertou a trave do goleiro Rodrigo Feijão.
Para o segundo tempo de jogo, De León fez duas mudanças que foram decisivas para o resultado do jogo. Sacou Bruno e Márcio Oliveira e colocou em campo Somália, que estava sendo preservado, e o lateral Marcinho.
Demorou 14 minutos para que os dois definissem o resultado do jogo. Marcinho avançou pela esquerda e cruzou para Somália conferir, sem chance para Rodrigo Feijão. O Guarani-VA seguiu na pressão na etapa final em busca de pelo menos o empate, mas Márcio fez boas intervenções, além de ter sido salvo também pelas traves.
Nas arquibancadas do no Estádio Edmundo Feix, o fato triste foi o confronto de torcedores que também envolveu a Brigada Militar.