» visite o site do RuralBR

 | 31/08/2011 17h09min

Feira de Gestão da FAE apresenta soluções para os Desafios do Milênio

Empresas, gestores e estudantes debatem o tema entre os dias 20 e 22 de setembro

De 20 a 22 de setembro, Curitiba será palco da 11ª Feira de Gestão da FAE. Considerado um dos mais importantes eventos do Sul do País na área de business, a edição desse ano traz a proposta ousada de preparar a sociedade do futuro para enfrentar cinco Desafios do Milênio: saúde, habitação, mobilidade, energia e inclusão.

Para debater estes temas, a FAE reunirá estudantes, profissionais do mundo corporativo - que são referência nos setores onde atuam - e empresas de diversos segmentos, que vão apresentar o que têm de melhor e mais avançado em gestão, inovação e sustentabilidade. Nesta edição, a Feira de Gestão será realizada com um novo conceito de programação, levando toda a estrutura do evento - estandes temáticos, palestras e painéis – para dentro da FAE Centro Universitário.

De acordo com o pró-reitor acadêmico, Regis Ferreira Negrão, “essa centralização tem o objetivo de aproximar os acadêmicos do mercado, levando o próprio mercado - representado por grandes empresas e profissionais reconhecidos - para dentro do campus”. A estrutura do evento inclui a construção de uma arena com 1400 lugares, além da utilização do novo Teatro Bom Jesus, com capacidade para 600 pessoas, e do anfiteatro, para a realização das palestras magnas e dos painéis.

Os palestrantes convidados para a Feira de Gestão foram escolhidos com o cuidado e a preocupação de garantir ao público a imersão nas inovações em negócios e conceitos de gestão sustentáveis. No primeiro dia do evento, 20 de setembro, acontece a palestra magna “Jovens Empreendedores de Sucesso”, com o presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu Costa (que aos 15 anos começou no varejo em comércio porta-a-porta e hoje possui a maior rede especializada em chocolates no mundo) e Marcel Malczewski, fundador da Bematech (empresa de tecnologia cujas ações na bolsa de valores se valorizaram mais de 100% nos últimos 12 meses).

No segundo dia de palestras, a temática é “Responsabilidade Social e Desenvolvimento” - e para debater o tema foram convidados duas personalidades de referência nas suas áreas de atuação: o jornalista Ricardo Voltolini (publisher da revista Ideia Socioambiental, autor do livro Lideranças Sustentáveis e diretor da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade) e Fabio Abdala (gerente de sustentabilidade da Alcoa Alumínio S.A). “Com atuação em 31 países, a Alcoa possui 59 mil funcionários e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2010 a corporação registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade”, justifica Negrão.

No último dia de programação (22 de setembro), o economista Ricardo Amorim é quem lidera a palestra “Desafios de Sustentabilidade em um Mundo em Transição”. Presidente da Ricam Consultoria, prestadora de serviços na área de negócios e economia global, e atuando no mercado financeiro desde 1992, Amorim trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos. Único brasileiro incluído na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, é colunista de importantes programas de televisão e rádio.

Além das palestras magnas, o evento conta com os painéis Desafios do Milênio, que trazem soluções inovadoras de organizações como BRDE (inclusão), Curadores da Terra (habitação), Hospital Pequeno Príncipe (saúde), Microsoft (inclusão), O Boticário (inclusão), Philips (saúde), Thá (habitação), Usiminas (energia), Vivo (mobilidade) e Volvo (energia). Divididas em cinco temáticas, as praças de eventos foram idealizadas com a intenção de permitir a interdisciplinaridade entre os trabalhos e cases apresentados nas áreas de saúde, habitação, mobilidade, energia e inclusão. “Isso quer dizer que cada desafio não pode ser visto isoladamente, ou seja, um conceito apoia o outro e a união de todos proporciona a criação de novas soluções inovadoras e funcionais”, explica o pró-reitor.

No último dia do evento, haverá a cerimônia de premiação FAE Desafios do Milênio, na qual serão apresentados os trabalhos vencedores sobre ações empreendedoras que envolvem a comunidade e o mercado em torno de atitudes mais sustentáveis - todos eles desenvolvidos por alunos e professores da instituição. A 11ª Feira de Gestão da FAE é uma promoção da Petrobrás, com patrocínio master do HSBC e patrocínio do Sistema Fecomércio PR, Thá, Unimed Curitiba, Correios, Farmácias Nissei e BRDE.

Fonte: Central Press

Compartilhar

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS