» visite o site do RuralBR

 | 23/02/2011 14h31min

Entenda as causas e tratamentos da calvície masculina e feminina

A alopecia é um problema que causa baixa auto-estima em homens e mulheres

É dos carecas que elas gostam mais? Verdade ou não, a calvície masculina ou alopecia é uma das maiores preocupações dos homens. De acordo com a dermatologista Cristine Kloeckner Kraemer, a doença pode ser causada por fatores genéticos como a androgenética, relacionado a diversos outros fatores como a testosterona (hormônio masculino ), stress e outros. A calvície é consequência de alterações no folículo piloso e se essas alterações forem passageiras, o cabelo pode crescer novamente. Porém, se essas mudanças provocarem destruição da matriz capilar, pode ocorrer a alopecia permanente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 80% dos homens terão manifestado o problema até atingir 70 anos, assim como 30% das mulheres o terão até os 50 anos de idade.

As fases do crescimento do cabelo:
Fase Anágena: corresponde ao crescimento ativo do cabelo.
Fase Catágena: é o período em que o cabelo começa a morrer.
Fase Telógena: é onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno 


>>Salões de beleza em Curitiba

Nossos cabelos possuem de 80 a 90% dos fios na fase anágena, onde até 100 fios caem naturalmente  por dia. Nos homens, há uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que transforma a testosterona em diidrotestosterona ou DHT. Este DHT que é o responsável pelo afinamento dos cabelos e a diminuição dos folículos que iriam gerar novos fios. Há vários tipos de calvícies como a traumática, a seborréica, a emocional e a areata, que ocorre em placas do couro cabeludo e pode evoluir para alopecia total.

>>Conheça os diferentes tipos de shampoo

Os principais sinais de queda de cabelo são peripilares, onde pequenas manchas vermelhas aparecem no couro cabeludo, além do aumento de cabelos em almofadas ou travesseiros e a queda excessiva de fios ao se pentear. A dermatologista Cristine explica que o tratamento para a alopecia depende de caso para caso, mas geralmente é feito com medicações adequadas, uso de xampus próprios para estes casos, e ela conclui: “não são shampoo estéticos, aqueles que você compra nos supermercados. São produtos com indicação médica”, diz.  

A calvície feminina
Se a queda de cabelos preocupa os homens que geralmente não são muito vaidosos, imagine o que sentem as mulheres que sofrem com este problema. Baixa auto-estima, depressão e até mesmo desespero. A alopecia feminina pode ser causada por vários fatores como: uso de contraceptivos hormonais, estresse, anemia por deficiência de ferro, infecções e doenças da tireóide.

A calvície nas mulheres é muito comum, porém menos severa do que a masculina, pois o hormônio estrogênio protege contra a perda total dos fios. A doença pode aparecer após os 30 anos (cerca de 25% das pessoas do sexo feminino) e após a menopausa (50%). Um dos tratamentos para a alopecia feminina são os inibidores do hormônio DHT, além dos shampoos com vitamina B, que fornecem  proteínas necessárias para o crescimento saudável do cabelo.

>>Produtos de higiene e limpeza em Curitiba

A dermatologista Raquel Bozzeto Machado, da Clínica Fina Estampa explica que ainda existem outros tipos de tratamentos, “eles podem ser shampoo, loções, cápsulas, apliques e até implantes capilares. Mas deve-se procurar o dermatologista para avaliar o melhor tratamento para cada caso”, diz.

No outono e no inverno, os cabelos caem muito mais do que nas estações mais quentes, onde caem aproximadamente 70 fios. As mulheres que fazem muita química nos cabelos, como tinturas, descolorações e escovas alisantes podem ter a estrutura capilar prejudicada e aumentar a queda dos fios.

>>Pontas duplas nos cabelos? Saiba como melhorar

Posso ficar careca?
Dificilmente as mulheres ficam completamente carecas, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em função da idade avançada. Na menopausa, por exemplo, a alopecia pode se manifestar pois ocorre a diminuição dos hormônios femininos. O quadro pode se tornar intenso se a mulher tiver a síndrome dos ovários policísticos, que provoca aumento de peso e dos pêlos, irregularidades menstruais, dificuldade na ovulação e alguns problemas na pele.   

Compartilhar

HAGAH RS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS