» visite o site do RuralBR

 | 07/12/2010 09h13min

Saiba em qual escola matricular seus filhos

O especialista Ademar Batista, presidente do SINEPE/PR, ensina alguns cuidados que os pais devem ter

Como escolher a melhor escola para os filhos? Este foi o tema do chat com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná - SINEPE/PR, Ademar Batista. Ele, que atua na área de educação há mais de 20 anos e é especialista em gestão, administração e psicologia do trabalho, tirou as dúvidas dos internautas e ensinou alguns cuidados que os pais devem tomar ao matricular as crianças.

Uma pergunta recorrente foi o que deve ser levado em conta na hora de escolher a instituição de ensino. Batista responde:

- Procure uma escola que tenha a sua visão de mundo, que defenda os mesmos valores que a sua familia. A escola deve ser sua parceira na educação do seu filho, portanto deve falar a mesma linguagem que você. Por exemplo: se gosta de cumprir horários, procure uma escola que seja assim, rígida. Veja também a infra-estrutura, mas não se tem mármore e sim se é limpa, organizada, se os espaços são pensados para as crianças da idade etc.

Em relação a melhor idade para o início da vida escolar, Batista defende que seja o mais cedo possível, pois é na escola onde eles se socializarão.

» Pública ou Particular, em qual escola você prefere que seu filho estude?

- É comprovado: as crianças se desenvolvem muito até os 6 anos e, atualmente, se ela ficar em casa, acabará na frente da TV por muito tempo, e não acredito que a TV seja uma boa babá, diz.

Em seus primeiros dias de aula, a criança poderá estranhar, chorar. Neste caso é importante que os pais estejam seguros quanto à escolha da escola. Pai e mãe não devem ficar junto, mas no caso de estarem inseguros, Batista aconselha que no começo deixem a criança por apenas uma ou duas horas, para que ela se acostume aos poucos.

» Confira aqui as escolas de ensino superior em Curitiba!
» Procurando cursos profissionalizantes? Encontre aqui!

Se achar que deve mudar a criança de escola, o faça, mesmo que o pequeno não queira mudar. 

- A decisão deve ser sua. Explique para ele suas razões, entenda as dele, mas como digo, você deve entender seu filho, o que não pode é concordar sempre com ele. A relação com a escola deve ser de confiança, de sua confiança, afirma. 

O que levar em conta? Em geral, explica Batista, seu filho deve gostar da escola, dos amigos, da professora, deve se sentir motivado, alegre em ir para a aula. Mas você deve confiar nas pessoas e na instituição.

O melhor período para conhecer a futura escola do filho, segundo Batista, é no horário de aula, para vê-la funcionando.

Compartilhar

HAGAH SC

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS