Conteúdo: expointer-2010 | 03/09/2010 20h50min
A inauguração oficial da Expointer 2010 foi uma cerimônia simples. O show de luzes programado para este ano foi cancelado por conta da queda da estrutura metálica que daria suporte à apresentação na pista central do Parque Assis Brasil na manhã desta sexta-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou a feira durante a tarde, deixou o parque antes da cerimônia. Representantes do agronegócio lamentaram a ausência de Lula na inauguração.
Apesar de a chuva ter dado uma trégua, o público não chegou a encher as arquibancadas, mais vazias do que a tribuna de honra. Durante o evento, o presidente da Fetag-RS, Elton Weber, pediu formas de garantir renda ao produtor rural. Ele destacou que os preços não estão remuneradores apesar da boa safra deste ano.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, fez um apelo por um encontro com Lula para discutir o endividamento do setor. Sperotto afirmou que o setor esperava o presidente com ânimos desarmados.
— Não queremos enfrentamento, mas um diálogo de alto nível.
A governadora Yeda Crusius anunciou durante a cerimônia a desoneração tributária para o arroz na venda do produto para outros Estados e para exportação.
Após a cerimônia, os grandes campeões da feira participaram de desfile na pista central do parque junto aos criadores.
ZH DINHEIRO
Após a cerimônia, os grandes campeões da feira participaram de desfile na pista central
Foto:
Ricardo Duarte