» visite o site do RuralBR

 | 22/06/2010 15h04min

Exercícios físicos durante as longas viagens diminuem as dores no corpo

A postura certa e exercícios para fazer enquanto você permanece sentado

Quando pensa em passar uns dias longe da rotina, você nem se importa em calcular quanto tempo vai precisar ficar dentro de um carro, ônibus ou avião. Mas o sacrifício, muitas vezes, acaba pesando (nas costas, nas pernas, nos ombros) e haja descanso para se recuperar das horas em que ficou encolhido, numa mesma posição.

Em média, após meia hora na mesma posição o nosso corpo já começa a dar sinais de cansaço. Daí vem aquela vontade de se alongar. Mas vale lembrar que o mal-estar trazido por viagens é de curta duração. Em um ou dois dias, já foi embora. Se alguma dor persistir após esses dias é melhor procurar um ortopedista ou fisioterapeuta, pois as dores persistentes são reflexos dos maus hábitos de postura. 

>> O que você acha dos assentos e espaços internos dos aviões?

Cuidados para evitar desconforto
A proteção contra as dores começa pelo jeito como você se senta. Independente do meio de transporte, você deve se sentar sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), mantendo a coluna no alinhamento adequado.

No avião...
As viagens internacionais de longa duração fazem com que o viajante permaneça sentado por várias horas. Isto pode ter conseqüências muito importantes em termos de saúde. A imobilização das pernas faz com que o sangue que retorna ao coração encontre uma dificuldade maior para vencer a gravidade já que a pessoa viaja na maior parte do tempo sentada. Por isso, alguns exercícios durante o voo são indispensáveis:

1. Exercite os pés - Sente na poltrona e apoie os dois pés no chão. Levante primeiro os calcanhares ficando somente com as pontas dos pés encontadas no chão. Repita isso 10 vezes. Em seguida deixe os calcanhares apoiados no chão e levante as pontas dos pés também dez vezes.

Ainda com os calcanhares apoiados no chão, primeiro com a perna direita, mova o seu pé lateralmente dez vezes para a direita e depois, dez vezes para a esquerda. Em seguida, repita o mesmo exercício com a perna esquerda.

2. Exercite os braços - Estique seus braços primeiro para frente e depois para cima. Cuidado com a pessoa ao seu lado, nem sempre é possível levantar os braços sem atrapalhar a pessoa que está ao lado.

3. Estique as pernas - Alongue as pernas e faça uma rotação com seu pé. Primeiro com a perna direita e depois com a perna esquerda.

4. Caminhe - Caminhe pelos corredores de tempos em tempos e lembre-se: estes exercícios devem ser repetidos a cada meia hora.


De carro...
A vantagem nas viagens de carro é que você pode programar uma parada para uma pequena caminhada.

1. Alongue-se - Em pé, deixe os pés paralelos e unidos, entrelace os dedos e coloque as mãos na nuca. Na expiração, faça uma tração em direção ao teto ao mesmo tempo em que apóia os pés contra o chão. Repetir 3 vezes.

2. Enrolando sua coluna - Em pé, pés paralelos, joelhos um pouco dobrados, mãos atrás da cabeça. Ir puxando a cabeça para baixo, como se estivesse enrolando sua coluna. Quando chegar na altura do quadril; soltar as mãos em direção ao chão. Fazer 5 respirações suaves e longas e, em cada respiração, arrebitar o bumbum para o teto.


De ônibus...
Se você for viajar de ônibus, sempre que o ônibus parar, desça e ande um pouco, mesmo que você não queira comer ou beber nada nem mesmo ir ao banheiro. O importante é que você se exercite a intervalos constantes, porque isso diminui o risco de trombose e também de chegar no local planejado com as pernas inchadas, o que pode trazer muitos problemas e desconforto. Quanto aos pés, não deixe de movimentá-los a cada 15 minutos, pelo menos. Isso serve para estimular a circulação, evitando varizes e formigamento.

Acessórios que protegem
A região lombar da coluna costuma ser a mais prejudicada pelos erros de postura. A melhor maneira de se proteger é sentar-se corretamente, empilhando sem desvios todas as vértebras. Mas se isso está difícil, conte com a ajuda de almofadinhas ou travesseiros. Ponha nas costas para manter a curvatura natural e evitar tensões, de forma que seu corpo permaneça confortável, mas bem alinhado.

Com informações HowStuffWorks - Como tudo funciona

SXC  / 

As viagens internacionais de longa duração fazem com que o viajante permaneça sentado por várias horas
Foto:  SXC


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/06/2010 09h39min
Como tirar o passaporte?
29/06/2010 09h11min
10 dicas para arrumar a sua mala de viagem
18/06/2010 15h29min
Documentação para menores de idade viajarem sozinhos
26/05/2010 15h36min
Planeje sua viagem com seu animal de estimação
07/04/2010 17h16min
Quanto vale cada estrela em um hotel?

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS