» visite o site do RuralBR

 | 28/05/2010 15h07min

Casamento ecumênico e inter-religioso

Entenda a diferença entre estes dois rituais

O noivo é da religião X e a noiva é da religião Y. E agora? Vai que a religião X é daquelas que não aceitam mesmo qualquer outra crença religiosa e a outra parte do casamento (noivo ou noiva) segue esta outra linha religiosa. E o casamento é a vontade dos dois... 

Eu acho que já entenderam o propósito desta matéria.

Então vamos nos concentrar nas soluções mais tranquilas para este impasse: o casamento ecumênico e o casamento inter-religioso.

 Você já foi em um casamento deste estilo? O que achou da cerimônia?

Definição
Os gregos (sempre eles) tem a palavra oiko que significa casa e uma variação desta palavra gerou o nome ecumênico (uma tradução livre para conviver na mesma casa). O culto e o casamento ecumênico é feito entre igrejas que são cristãs ao mesmo tempo em que o casamento inter-religioso é caracterizado entre igrejas cristãs e não-cristãs.

» Confira igrejas em Curitiba e Região Metropolitana!

Quem cuida do casamento ecumênico no Brasil?
O braço forte que administra este tipo de cerimônia religiosa é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, cuja sede fica em Brasília e tem como símbolo um barco. O cinturão que forma esta união é formado pela Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Cristã Reformada, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Metodista, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil.

Sendo cristão de uma destas vertentes, basta entrar em contato com a sua congregação e solicitar o ato ecumênico. Nesse caso, os ministros de cada ordem (os padre ou o pastor/pastora) realizam o casamento ou a bênção matrimonial em união e sem encrencas.

Casamento inter-religioso
O procedimento é o mesmo, mas algumas religiões não são adeptos deste tipo de união, com um de seus seguidores com um membros de outra religião. Mas quando o fazem, o local físico é geralmente neutro, como um salão ou uma chácara.

Nestes casamentos, o ideal é tentar respeitar os costumes das duas. Algumas não comem carne de porco por motivos religiosos, então o buffet pode ser adaptado para servir peixe, por exemplo. Bebidas alcoólicas algumas vezes também não são bem vistas, então cabe aos noivos e aos líderes religiosos como fazer o casamento sem que um costume agrida o do outro. Temos até uma nota sobre o assunto, basta clicar aqui!

Observe os horários e as datas
Os Adventistas do Sétimo Dia têm restrições de dias da semana e por isso casamentos devem acontecer até uma quinta-feira. Feriados religiosos, principalmente da Igreja Católica, por ser esta a religião oficial do Brasil, podem atrapalhar também o desenvolvimento das festividades. Casar na páscoa, por exemplo, é pedir também que muitos convidados não venham ás festividades.

Igrejas com rituais diferentes unidas pelo matrimônio. Para um bom casamento sem nenhum problema vale a conversa entre todas as partes envolvidas, a negociação e a vontade (dos noivos e das congregações) de que tudo dê certo no final.

E pode beijar a noiva!

Compartilhar

HAGAH PR
Sxc / 

Não importa a religião do casal, o que importa é a felicidade deles... e a festa!
Foto:  Sxc


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/05/2010 14h
Dez dicas para economizar no casamento
21/05/2010 16h01min
Casamento sem álcool
20/05/2010 09h33min
Carro para casamento
07/05/2010 14h51min
A roupa do noivo
06/05/2010 17h39min
Dia da Noiva
06/05/2010 11h18min
Dicas para lembrancinhas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS